Em vídeo, Lula sugere enviar Bolsonaro à Ucrânia: “Resolver o problema lá”
02/03/2022
Desistência de Jaques Wagner na Bahia pode indicar estratégia em dar vaga ao senado ao PSD em Pernambuco
02/03/2022

Campanha da Fraternidade 2022 fala sobre educação

Do G1 A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, na quarta-feira de Cinzas (2), a Campanha da Fraternidade 2022. O tema, este ano, é “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
A abertura será, pelo segundo ano consecutivo, em formato virtual, por causa da pandemia de Covid-19. Conforme a CNBB, é a terceira vez que a educação é abordada na Campanha da Fraternidade – em 1982 e em 1998, o assunto também foi o motivo de reflexão proposto.
A campanha da fraternidade é realizada pela Igreja Católica, em parceria com instituições cristãs, desde a década de 1960. O texto-base é escrito por membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e passa pelo aval da direção-geral da CNBB.
O lançamento do tema ocorre sempre na quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. O assunto é difundido nas celebrações e programações da comunidade religiosa.
Segundo a CNBB, mais do que abordar os problemas na educação, o objetivo da Campanha da Fraternidade 2022 é “refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã”.
“Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma ‘comunidade’ ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade)”, diz a CNBB.
A campanha atende ainda ao Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco, onde foram apresentados os elementos para uma educação humanizada, que contribua na formação de “pessoas abertas, integradas e interligadas”.
“A educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”, diz o Pacto Educativo Global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.