Marília Arraes recebe apoio de Camila Machado (PP), prefeita de Sirinhaém
01/08/2022
Pernambuco na veia: Waldemar Oliveira oficializa sua candidatura a deputado federal
01/08/2022

Vitória de Santo Antão, a capital administrativa do estado, celebra 377 anos da Batalha das Tabocas

Vitória de Santo Antão celebra os 377 anos da Batalha das Tabocas, primeiro embate da Insurreição Pernambucana. Para marcar a passagem, a cidade contará com uma programação especial nos dias 02 e 03 de agosto, ocasião em que vai tornar-se a Capital Administrativa do Estado de Pernambuco.
ABERTURA – 2 DE AGOSTO
A solenidade de abertura acontecerá na terça-feira, às 8h, com a presença do governador Paulo Câmara, no Palácio Municipal José Joaquim da Silva Filho. As atividades contam com atos cívicos, audiências, despachos e anúncios, além da oferta de serviços para a população, inauguração de empresas, lançamento de pedra fundamental do Parque Ecológico e visitas institucionais ao Engenho Bento Velho e Instituto Histórico e Geográfico da Vitória.
DIA 03 DE AGOSTO
Data do aniversário da Batalha, a programação será iniciada na Praça 03 de Agosto, bairro do Livramento, onde será dada a largada, às 5h da manhã, à Corrida das Tabocas e ao Passeio Ciclístico, que seguem rumo ao Monte das Tabocas. Ainda na praça, às 6h, ocorrem o hasteamento das bandeiras, formação do Tiro de Guerra, execução do hino nacional e discursos das autoridades. Às 8h, será realizada a saída da procissão motorizada de Nossa Senhora de Nazaré.
No Monte das Tabocas, às 9h30, ocorre a chegada da procissão e o início dos atos cívicos, como o hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto. Às 10h, será celebrada missa campal, presidida por Dom Fernando Saburido. Das 12h às 16h, acontecem as apresentações culturais. Durante todo o dia, no museu do monte, estará sendo realizada a exposição “A Batalha das Tabocas contada através do Patrimônio Histórico, Sociocultural e Militar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.