Pessoas que tiveram Covid leve podem produzir anticorpos por ‘toda a vida’
29/05/2021
Prefeitura de João Alfredo recebe dois concentradores de oxigênio e oxigênio líquido para o combate à covid-19
29/05/2021

São Caetano sedia projeto para tentar frear Covid

Blog Magno Martins
A Secretaria Estadual de Saúde contemplou a cidade de São Caetano, no Agreste, com um Projeto Piloto para o uso do teste de antígeno para detecção da Covid-19. O objetivo é estabelecer, manter e fortalecer a atuação dos profissionais e serviços de saúde das equipes de Saúde da Família e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), avaliando também as características e dificuldades para a implantação sistêmica desta rotina no estado. 
A participação do município nesse Projeto Piloto da Estratégia de Rastreamento de Contatos de Casos de COVID teve como base o porte populacional, características da rede de atenção e pelo contexto atual de aumento da transmissão. “Foi uma oportunidade que surgiu, por meio da doação de um número especifico de kits, desse tipo de teste, pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), junto à SES-PE e a IV Geres”, destacou a secretária de Saúde Nadja Kelly.
Dentre algumas estratégias de detecção e resposta rápida aos casos e surtos da Covid-19, em nível local, o teste de antígeno vem emergindo como solução para identificar mais rapidamente a infecção atual do coronavírus em indivíduos quando uma pessoa apresenta sinais ou sintomas consistentes da doença e também em pacientes assintomáticos que tiveram contato ou que residam com pessoas que testaram positivo.
Os testes serão realizados nos casos de pacientes com síndrome gripal notificados que estejam entre 3 e 7 dias de sintomas e nos comunicantes de casos positivados para Covid, possibilitando maior resolutividade, identificação precoce dos casos positivos e maior eficácia no isolamento.
No Centro de Testagem Municipal serão realizadas testagens de pacientes das áreas descobertas por equipe de Saúde da Família. As pessoas que moram em áreas cobertas pelos profissionais de saúde deverão procurar a UBS mais próxima de sua casa. E ainda nos casos de comunicantes, a testagem será realizada por equipe específica, em domicílio.
O Projeto começa a funcionar nesta segunda (31) e estará disponível para todos que estiverem nas condições acima citadas. Para mais informações a população pode se informar através do telefone: (81) 9.8759-1159.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.