São Caetano sedia projeto para tentar frear Covid
29/05/2021
Profissionais da Educação de João Alfredo são vacinados contra a covid-19
29/05/2021

Prefeitura de João Alfredo recebe dois concentradores de oxigênio e oxigênio líquido para o combate à covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de João Alfredo, recebeu na manhã deste sábado, 29, dois concentradores de oxigênio doados pelo Governo de Pernambuco, que colaborarão para o tratamento dos pacientes com quadro moderado de gravidade do novo coronavírus. Os equipamentos foram entregues na sede da II Gerência Regional de Saúde, em Limoeiro, e destinados ao Centro de Triagem e Tratamento Covid-19, anexo à Unidade Mista de Saúde Joana Amélia Cavalcanti, desta cidade.
“Em nome do prefeito Zé Martins e do povo joãoalfredense agradecemos imensamente ao governo estadual que nos ofertou estes concentradores de oxigênio. Vivemos a pior fase da pandemia no país e estes aparelhos serão fundamentalmente necessários para as próximas semanas. Temos mais uma ferramenta para podermos atender da melhor forma quem for infectado pela doença”, aponta Joanna Amélia do Rêgo Santos, secretária municipal de Saúde, que estava acompanhada da secretária executiva  Dagmar Lins.
Os novos equipamentos permitem concentrar oxigênio a partir do ambiente, dando a pureza de até 95%, então a substância é destinada ao paciente por meio de cânulas. O concentrador é indicado em casos moderados de gravidade da infecção para o tratamento do novo coronavírus, permitindo respiração com apoio de oxigênio enquanto garante maior durabilidade do estoque de cilindros de oxigênio disponíveis no município.
Além dos concentradores de oxigênio, o município também recebeu 20 cilindros de oxigênio líquido, provenientes do Recife. De acordo com Dagmar Lins, o Governo do Estado colaborará com 10 cilindros diários até que esta situação fique normalizada. Relata que antes da atual crise, gastava-se em João Alfredo 15 cilindros de oxigênio líquido por semana; no momento, gasta-se 20 cilindros por dia.  “Reconhecemos ser um um reforço importante para o estoque, caso a demanda aumente ainda mais nos próximos dias ou semanas, já que a oferta de oxigênio atual já é suficiente para todos os leitos, apesar dos percalços temporários. Bom frisar que, além dos pacientes portadores da covid-19, temos que atender a pessoas com outras enfermidades, o que nos faz orientar a população a  seguir as determinações para evitar o contágio com o novo coronavírus, principalmente evitando aglomerações e ficando em casa”, pontuou. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.