O mundo inteiro ficou chocado ao ver, ao vivo, pela televisão, em 15 de abril deste ano, o incêndio que quase destruiu uma das igrejas e monumentos mais famosos do mundo: a Catedral de Notre-Dame, em Paris.
Logo após os bombeiros conseguirem controlar as chamas, o presidente da França, Emmanuel Macron anunciou que Notre-Dame seria reerguida. Dois dias depois da tragédia, o primeiro ministro Édouard Philippe afirmou que será realizada uma competição internacional para definir umprojeto de reconstrução.
Nas últimas semanas, dezenas de arquitetos revelaram suas ideias, algumas pra lá de inovadoras e modernistas, para a catedral francesa. Muitos deles incluem jardins suspensos, sobre a catedral.
O renomado arquiteto belgaVincent Callebaut, que tem escritório em Paris, e considerado pela revista Timecomo um visionário em projetos ecológicos, apresentou um esboço do que imagina para a nova Notre-Dame.
“Palingenesis*, Tributo a Notre Dame defende um projeto em engenharia ecológica. Economia circular, energias renováveis, inovação social inclusiva, agricultura urbana, proteção da biodiversidade, sem esquecer a beleza e a elevação espiritual: nossa proposta de design se alimenta de tais valores para proporcionar um significado profundo e consciente”, explicou Callebaut. (Conexão Planeta)