João Alfredo-PE: ecos da solenidade de posse dos Conselheiros Tutelares (2024/2027)
11/01/2024
FPM abre 2024 com crescimento de quase 10%, novos coeficientes e regra para mitigar perdas
11/01/2024
João Alfredo-PE: ecos da solenidade de posse dos Conselheiros Tutelares (2024/2027)
11/01/2024
FPM abre 2024 com crescimento de quase 10%, novos coeficientes e regra para mitigar perdas
11/01/2024

Lula deve anunciar hoje (11) Lewandowski como novo ministro da Justiça

Blog do Jamildo/JC – Lula deve anunciar nesta quinta-feira (11) a nomeação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para o cargo de ministro da Justiça. A situação ocorre após uma reunião nesta quarta-feira (10) entre Lewandowski, Luiz Inácio e Flávio Dino, em que foi relatado que o ex-ministro do STF aceitou a proposta. 

Com a confirmação ao Blog da Julia Duailibi no G1 de que Lewandowski aceitou assumir a liderança do Ministério da Justiça ainda na reunião desta quarta, é previsto que ainda nesta quinta Lula anuncie a indicação

A agenda do presidente Lula hoje já prevê uma nova reunião entre o presidente, Flávio Dino e Ricardo Lewandowski. A indicação é de que, após o encontro, será anunciado o novo nomeado de Lula para assumir a pasta da Justiça e Segurança Pública. 

Como já havia sido relatado pelos veículos, desde novembro que Lula e Lewandowski negociam a nomeação ao posto, já que o ex-ministro do STF tinha o objetivo de planejar a formação de sua nova equipe e de articular com Luiz Inácio condições para aceitar a pasta. Ricardo Lewandowski foi aposentado compulsoriamente do Supremo em abril de 2023, com 75 anos. 

Apesar do nome de Ricardo Lewandowski já estar na mente de Lula desde a indicação de Flávio Dino ao STF, outros nomes foram cogitados, como o do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli (PSB). 

Tudo indica que o cargo de Cappelli acabará, já que Lewandowski gostará de ter um secretário-executivo mais próximo a ele. O Blog de Duailibi também apresenta que não é desejo de Ricardo Cappelli assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública, mas é improvável sua manutenção no cargo de segundo em comando. 

Foi informado ao Blog de Ana Flor, que Cappelli deverá sair do Ministério da Justiça do governo Lula e tirar férias, já que só aceitaria permanecer caso tivesse sua vaga mantida. 

Interventor do Distrito Federal no 8 de janeiro, e chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em abril, Cappelli conseguiu destaque suficiente para que o Governo Lula planeja emplacar o secretário em uma disputa pelo governo do DF em 2026, diz a coluna de Igor Gadelha. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.