STF: Tribunais de Contas podem responsabilizar governadores e prefeitos
17/01/2024
Zé Martins comemora inauguração da Faculdade Vale do Pajeú de João Alfredo
17/01/2024
STF: Tribunais de Contas podem responsabilizar governadores e prefeitos
17/01/2024
Zé Martins comemora inauguração da Faculdade Vale do Pajeú de João Alfredo
17/01/2024

Enem: aluno de Escada é nota mil na redação

Diário de Pernambuco – O pernambucano Igor Kleyverson da Silva, de 23 anos, foi um dos alunos que atingiu a nota máxima na redação, após divulgação dos resultados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ontem. No estado, apenas duas pessoas conseguiram a nota máxima.

Natural da cidade de Escada, na Mata Sul do estado, o estudante é filho de um serralheiro e de uma merendeira. Igor destacou que alcançou o objetivo após quatro anos tentando alcançar notas satisfatórias no Enem. “Quem quiser tirar uma nota mil basta não desistir. Nota 1000 é resultado de persistência e não de ser bom por natureza”, ressaltou.

Igor Silva soube do resultado através da namorada e contou que não acreditou quando foi informado sobre a nota da redação. “Eu disse para ela atualizar o site para ver se a nota era aquela mesmo e quando ela confirmou, saí chamando meu pai e minha mãe. Foi aquela festa”, contou.

O estudante pretende ingressar no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ou na Universidade de Pernambuco para ser professor. “Sempre gostei do ambiente escolar e nunca quis me afastar deste espaço. Eu tive incentivo de um professor de biologia e decidi que é isso que quero”, contou.

A redação é um dos principais receios dos vestibulandos, uma vez que ela possui grande peso na hora de conseguir uma vaga em um curso superior. Muitos estudantes recorrem a táticas de estudo e se matriculam em cursos preparatórios a fim de alcançar notas maiores. “A principal diferença na minha rotina de está no cursinho. No ano anterior eu tive várias dificuldades e neste ano todas as minhas notas aumentaram, mas se destacaram a da redação, de matemática e de linguagens”, destaca o pernambucano.

“Igor era um aluno muito dedicado e tinha muito interesse nas aulas de redação. No Enem 2022, obteve 620 e com muita dedicação e esforço chegou ao 1000”, destacou o professor de redação Luiz França.

O número de estudantes que alcançaram a nota máxima na redação saltou de 18, em 2022, para 60, em 2023, de acordo com o Inep. Destes 60 alunos, apenas quatro candidatos são da rede pública de ensino, sendo que 40% do total dos estudantes que participaram do exame nacional são da rede pública.

INSTABILIDADE

Candidatos relataram dificuldades ao acessar  o site do Inep para conferir as notas do exame.

A informação divulgada pelo instituto é de que as notas estariam disponíveis às 10h30 de ontem, mas muitos estudantes não conseguiram acesso.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.