Curiosidade: por que os cachorros ficam grudados depois do acasalamento?

Patas da Casa – O acasalamento de cães é um fenômeno que gera muitas dúvidas sobre todo o processo. A pergunta “por que os cachorros ficam grudados depois do cruzar” é uma das mais repetidas por quem busca entender melhor o comportamento canino nessas horas. É natural e instintivo que cães não castrados busquem uma fêmea no cio para cruzarem. Quando isso ocorre, o cachorro monta na fêmea e normalmente fica grudado nela por um tempo depois do acasalamento. Isso é normal? O que ocorre no corpo dos cães nessa hora? Veja as explicações a seguir!
O acasalamento de cães é um fenômeno movido por instinto e hormônios
Antes de entender por que os cachorros grudam durante a cruza, é importante saber como esse processo ocorre. Para a cópula acontecer, a fêmea precisa estar no cio e na fase do ciclo em que aceita a aproximação do macho. A cadela no cio libera feromônios para atrair o macho. Ao sentir o cheiro e ir ao seu encontro, o macho faz o “cortejo” para checar se a fêmea vai aceitar. Se esse for o caso, a cópula tem início e o cachorro faz a monta.
Por que cachorros ficam grudados depois de cruzar?
Durante o acasalamento, o macho insere o pênis na vulva da fêmea e, por isso, precisam ficar “presos” um ao outro. O fato do cachorro ficar preso na fêmea está relacionado com a anatomia canina. Existe uma glândula no pênis do cachorro que se chama bulbo. Quando o cão fica excitado durante a monta, o fluxo de sangue aumenta, o que acaba deixando o bulbo bem mais inchado que o normal. Por outro lado, a fêmea possui um anel fibromuscular que é naturalmente menor que o bulbo. Ou seja: o bulbo passa com seu tamanho normal pela vulva, incha dentro dela e não consegue mais passar pelo anel fibromuscular. Isso explica porque o cachorro fica grudado na cadela de forma tão intensa.
Por quanto tempo os cachorros ficam grudados depois da cópula?
A explicação do por que o cachorro fica grudado na cadela por tanto tempo após o acasalamento é bem simples. Porém, outra dúvida comum entre os tutores é: por quanto tempo os cães ficarão grudados? Isso depende. Não dá para definir com precisão porque eles apenas vão se desgrudar quando o bulbo desinchar e o pênis conseguir passar novamente pelo anel fibromuscular. Isso pode demorar de 15 minutos até uma hora. Cada cão vai se comportar de um jeito, então tenha paciência porque em algum momento nesse período de tempo eles vão se desgrudar.

 

Cães grudados depois de cruzarem aumenta a chance de fecundação do óvulo
A ejaculação do cachorro macho é divida em três etapas. A primeira fase ocorre quando o macho monta na fêmea, mas os espermatozoides ainda não são liberados. Já a segunda etapa acontece quando os espermatozoides começam a agir, o fluxo de sangue aumenta e o bulbo aumenta de tamanho.
A terceira fase da ejaculação é quando os espermatozoides vão até o óvulo da fêmea. Porém, é muito comum que os cães continuem grudados por um tempo mesmo depois da monta ser feita porque isso aumenta as chances da fecundação acontecer de fato. Essa demora do cachorro montado na cadela após o acasalamento é apenas uma maneira de garantir que o sêmen realmente vai chegar no óvulo e que toda a fecundação ocorra como esperado.
Não tente separar os cachorros quando eles estiverem grudados
Algumas pessoas não entendem por que os cachorros ficam grudados mesmo depois do acasalamento e, por isso, acham que precisam separá-los. Isso não é recomendado! O pênis do cachorro possui um osso (osso peniano) que pode ser fraturado. Quando o cão está grudado na cadela, o pênis está ereto e o bulbo fica com uma espessura que não é adequada para passar pelo anel fibroso naquele momento. Se forçar a saída, tanto o cão quanto a cadela sentirão muita dor. Além disso, ainda há o risco de fratura do osso peniano. 
Algumas pessoas até usam a técnica de jogar água nos cachorros para separá-los, mas isso vai deixar os pets assustados e também podem acabar se machucando com a separação brusca. Por isso, esse método também não é adequado. Tenha paciência que logo eles irão desgrudar naturalmente. 
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Luana Lopes