Metrópoles – O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, e o ministro das Comunicações, Fabio Faria, informaram ontem (27/7) que as capitais terão até 29 de agosto para testarem o sinal de internet 5G.
Segundo informaram durante coletiva à imprensa, 30 dias após a fase de testes, em 29 de setembro, a rede móvel deverá estar pronta para ser comercializada. Nessa etapa, a Anatel vai fiscalizar as iniciativas para liberar à comercialização.
Brasília foi a primeira capital a receber o chamado “5G puro”, que promete oferecer ao usuário maior velocidade de conexão à internet, menos latência e menor gasto de bateria dos aparelhos conectados.
Conforme a Anatel, as próximas cidades a receber a tecnologia serão Goiânia, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. “Os trabalhos estão sendo feitos nessas cidades, mas ainda não há uma data definida”, disse o conselheiro Moisés Queiroz.
Ao todo, 61 modelos de smartphones das marcas Apple, Samsung, Asus, Motorola, Nokia, TCL, Xiaomi e Positivo são compatíveis com a tecnologia. Veja a lista completa aqui.