Feira de Artesanato, Agricultura e Culinária de Machados
28/06/2022
Mais de 60 mil professores da Rede Estadual receberão atrasados do Fundef em 2022
28/06/2022

Vem um novo tipo de PIX por aí e vai ameaçar os cartões de crédito

Por: Ecio Costa/Diário de Pernambuco – O PIX Garantido vai trazer a mesma funcionalidade dos cartões de crédito e pode ajudar a derrubar as taxas de juros atualmente cobradas no crédito parcelado. Os bancos irão garantir as compras parceladas.
Com o surgimento do PIX, em apenas 2 meses, esse meio já era o mais utilizado no país. No início de 2022 já representa quase 20 vezes mais transações que o tradicional TED. Operações com cartão de débito, boleto e cheques estão caindo paulatinamente, substituídos pelo PIX.
Um verdadeiro tsunami no mercado de crédito ainda está por vir, abalando as grandes operadoras de maquininhas no mercado e se chama: PIX Garantido. Com ele, será possível parcelar transações sem precisar ter saldo na conta, como é feito com o cartão de crédito no Brasil.
O cartão de crédito é o tipo de pagamento mais usado pelos brasileiros em suas compras, respondendo por R$ 478,5 Bilhões em transações no 1º trimestre de 2022. Muitas dessas compras são parceladas, algo que o só existe aqui no Brasil e já faz parte da cultura do consumidor.
O cartão de crédito é o mais importante meio, não somente por conta do volume, mas por conta da receita gerada para as operadoras de maquininhas, onde o lojista só recebe 28 dias depois, paga juros na transação e, caso queira antecipar o recebimento, é cobrado novamente. 
O PIX Garantido ainda não tem previsão para ser lançado pelo BC, mas, quando estiver funcionando, vai permitir que o consumidor sem saldo na conta possa agendar um ou mais pagamentos parcelados para uma determinada data, concorrendo diretamente com os cartões de crédito.
Se a data chegar e ele continuar sem saldo na conta, o banco garante o pagamento e o consumidor passa a dever para o banco, onde juros serão cobrados do cliente. Na prática, é um produto de crédito e, assim como o cartão de crédito, também vai viabilizar o parcelamento.
O PIX garantido trará mais concorrência ao mercado, causando um impacto sobre os juros cobrados pelos cartões de crédito. Os bancos também irão concorrer entre si, impactando o custo dos seus produtos. Consumidores e lojistas irão ganhar, com custos financeiros menores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.