O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, confirmou que o deputado federal Túlio Gadêlha deverá ser candidato do partido a prefeito do Recife. Para o dirigente, a candidatura própria na capital pernambucana tem o objetivo de fortalecer a legenda.
“Túlio é candidatíssimo a prefeito. Ele é preparado, um jovem que se dedica a estudar os problemas da cidade e um quadro que defende o nosso partido, inclusive já foi presidente da Fundação local. Tem todas as atribuições para governar o Recife”, disse Lupi em entrevista ao Blog de Jamildo.
Líder da sigla brizolista, Carlos Lupi estará no Recife nos dias 6 e 7 de fevereiro para reuniões com correligionários e promover atos em defesa do nome de Túlio Gadêlha na disputa municipal. Para esse evento, Ciro Gomes não virá, segundo Lupi.
Atualmente, o PDT é aliado ao PSB nos planos municipal e estadual. Na Prefeitura, ocupa a Secretaria de Habitação, comandada por Isabella de Roldão. No Estado, o partido indicou a chefia da pasta do Trabalho, sob comando do ex-vereador de Caruaru, Alberes Lopes.
Tanto Isabella como Alberes são aliados do deputado Wolney Queiroz, presidente estadual do PDT, e do deputado estadual José Queiroz, que deve ser lançado na disputa em Caruaru. “José Queiroz é o nosso nome para Caruaru”, disse Lupi.
A orientação da direção nacional pedetista é lançar Túlio Gadêlha no Recife e José Queiroz em Caruaru.
Procurada pelo Jornal do Commercio, a assessoria de imprensa de Túlio Gadêlha afirmou que não vai se posicionar sobre as declarações de Carlos Lupi.
José Queiroz também preferiu não comentar.
Ao JC, o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz afirmou que “a política é dinâmica e até junho saberemos qual é o cenário”. “Até lá, cada um procura fortalecer seu time para a disputa”, disse.
PT x PDT
No último domingo, o ex-presidente Lula disse em entrevista ao UOL que o PT “não poderia abrir mão” de lançar candidatura própria no Recife e citou Marília Arraes.
Ao ser questionado sobre a diretriz dada por Lula, Carlos Lupi disse que isso em nada muda a estratégia do PDT de lançar Túlio na capital pernambucana.
“O ex-presidente Lula cuida do PT e nós cuidados do PDT. Nada muda absolutamente com essa estratégia do PT. Vamos lançar o Túlio e ele tem todo nosso apoio”, afirmou Lupi.
Fragmentação da esquerda
Se confirmados os lançamentos de Marília Arraes pelo PT e Túlio Gadêlha pelo PT, os partidos de esquerda vão lançar múltiplas candidaturas no Recife, haja vista que João Campos é o pré-candidato do PSB à sucessão do prefeito Geraldo Julio e que o PSOL deve confirmar o nome do ex-deputado Paulo Rubem Santiago na disputa municipal.