Sebastião Mendes é o pré-candidato a prefeito da situação em João Alfredo

Está praticamente definido o nome do ex-prefeito Sebastião Manoel dos Santos – “Sebastião Mendes” como o pré-candidato majoritário do grupo da situação, comandado pela atual prefeita Maria Sebastiana (PSD), às eleições deste ano (2020) em João Alfredo. Maria Sebastiana ainda não reuniu o grupo para anunciar oficialmente a definição, mas vereadores e assessores a ela ligados não têm mais dúvidas acerca da pré-candidatura do ex-prefeito Sebastião Mendes, que já circula ostentando sua futura postulação ao 5º mandato de prefeito da “Cidade Feliz”.  O ex-prefeito é o nome da situação que mais pontuou em pesquisas internas, razão maior de sua escolha. 

A princípio, Sebastião será candidato pelo PSD, partido da prefeita Maria Sebastiana, mas especula-se que ele poderá se filiar ao Podemos, comandado no estado pelo deputado federal Ricardo Teobaldo, que trabalha diuturnamente para expandir este partido nesta região. Em 2018, Mendes cabalou votos para o deputado federal André de Paula (PSD), a exemplo de Maria Sebastiana. 

Quanto ao nome que integrará a majoritária com Sebastião Mendes, ao que tudo indica haverá muitas rodadas de conversações e o aval da prefeita Maria Sebastiana, para se chegar a outro consenso. O atual vice-prefeito Zeca Falcão (PSD) que até então disputava a cabeça-de-chapa com Sebastião Mendes, poderá ser convocado a disputar a reeleição ou tentará retornar à câmara dos vereadores, onde tem cadeira considerada cativa. 

Sebastião Mendes

Sebastião Manoel dos Santos, conhecido por Sebastião Mendes, 67 anos (completa em julho), casado, pai de 4 filhos maiores e vários netos, é formando em Letras. Foi professor do antigo Mobral, motorista de praça, comerciário, comerciante no ramo farmacêutico e funcionário público. Na política, foi eleito vereador aos 19 anos, em 1972, chegando à presidência da Câmara Municipal de João Alfredo durante o biênio 1974/1976. Em 1976, aos 23 anos, foi eleito prefeito pela primeira vez, para um mandato de 6 anos (1977/1982 – houve prorrogação). Na eleição de 1988 conquistou o segundo mandato de prefeito (1989/1992). Foi eleito para o terceiro mandato de prefeito (1997/2000) em 1996. Em 2000 conquistou a reeleição e o quarto mandato (2001/2004). 

No pleito de 2004, Sebastião Mendes elegeu a então secretária municipal de Finanças Maria Sebastiana como sua sucessora. Na eleição de 2008, Sebastião Mendes tentou voltar à prefeitura de João Alfredo sem sucesso, sendo derrotado pelo ex-deputado federal Severino Cavalcanti. Sebastião é pai do atual vereador Alexandre Mendes (PTB) e da secretária municipal de Desenvolvimento Social Anna Mendes.