“Estamos retomando o bombeamento da estação, que foi paralisado em outubro do ano passado. E por determinação do presidente Lula (PT), nós trabalhamos intensamente nesse semestre para que a estação voltasse a contribuir com a Transposição do Rio São Francisco, seguindo seu curso de levar água tratada a todas as pessoas na região”, ressaltou Waldez Góes.
Ainda de acordo com o ministro, o próximo passo da Integração e do Desenvolvimento Regional vai ser voltado à recuperação da segunda bomba. “Até o fim deste ano, teremos todo o conjunto de bombas restabelecido. As obras do canal de acesso, da revitalização das bacias e da nova carteira de projetos serão anunciadas em breve”, complementou o pedetista, ao acrescentar que, com a volta do funcionamento da EBI-3, o projeto passa a ser o de garantir o nivelamento de água nos reservatórios de Negreiros, em Pernambuco, e de Milagres e Jati, no Ceará.
A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) acompanhou a comitiva e salientou que a obra tem cumprido seu propósito. “Esse é um momento importante porque se reinicia o bombeamento das águas da transposição e volta a garantir o abastecimento de água para cidades como Salgueiro e Serrita. A transposição irá cumprir seu objetivo, que é levar água para a população do Sertão.”
Vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco, o deputado federal Pedro Campos (PSB) participou do ato e, ao Diario de Pernambuco, ressaltou o compromisso do governo federal para com o estado e o Nordeste. “Esse religamento primeiro cuida de um restabelecimento essencial, que é o da Transposição do São Francisco, do cuidado com esse patrimônio do povo brasileiro, do cuidado com todo o sistema que garante que a água saia do rio e chegue até a torneira de quem precisa. E que continuem sendo feitos os investimentos para que chegue água até onde ainda não chegou.”
Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT) detalhou a preocupação de Lula com a obra. “O presidente tem um carinho muito especial por esse equipamento, que é um compromisso de todos os governos que liderou. E muitos investimentos serão feitos para que essa obra ganhe mais força e atinja mais pessoas”, pontuou.