De acordo com informações divulgadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as transferências por meio do Documento de Ordem de Crédito (Doc) só poderão ser efetuadas até o dia 15 de janeiro, quando essa operação será desativada no país.
Depois de quase quatro décadas de existência, a modalidade deixará de ser oferecida pelos bancos. O fim do Doc já havia sido anunciado em maio do ano passado, mas as instituições financeiras receberam um prazo para que deixassem de utilizar a função, conforme o Metrópoles. Muitas delas já aboliram o Doc.
Até o dia 15, será possível agendar transações por meio desse tipo de pagamento para liquidação até o dia 29 de fevereiro – o último dia para que os bancos processem Docs enviados pelos clientes. Além do Doc, também será extinta a Transferência Especial de Crédito (Tec), usada pelas empresas para o pagamento de benefícios aos funcionários.
Segundo a Febraban, o Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC), derrubou a utilização das duas modalidades.