Hoje:
14/01/2020
Prefeitura de Limoeiro divulga programação da Festa de São Sebastião
14/01/2020

TCE divulga lista com o Índice de Convergência e Consistência das cidades pernambucanas

O Índice de Convergência e Consistência dos Municípios de Pernambuco (ICCPE) de 2019 é um diagnóstico elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) através de um levantamento na prestação de contas dos municípios pernambucanos em 2018.

Entre os critérios de avaliação, divididos entre os grupos de convergência e consistência, estão: estrutura e forma de apresentação do financeiro, fluxo de caixa, consistência entre as informações presentes na prestação de contas eletrônica x SICONFI, saldos dos balanços, etc.

A capital pernambucana conseguiu aprovar 85,20% dos itens avaliados pelo TCE, a pontuação fez com que o município recebesse a classificação de moderado no ranking que conta com os seguintes níveis: desejado para aqueles que conseguem obter 100% de aprovação, aceitável para os que têm entre 90 e 99%, moderado para 70 e 90%, insuficiente para os que estão entre 50 e 70% e crítico para os municípios com menos de 50%.

O levantamento aponta que as cidades de Amaraji, Bodocó e Ouricuri se encontram em estado crítico. Apenas 18 dos 184 municípios do estado receberam o nível de aceitável na avaliação, são eles: Água Preta, Águas Belas, Alagoinha, Araripina, Arcoverde, Bom Conselho, Catende, Cupira, Poção, Sairé, Salgueiro, São Benedito do Sul, São Bento do Una, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Venturosa, Vertentes e Vicência.

A cidade de Poção, localizada no sertão pernambucano, conquistou o primeiro lugar no levantamento. O município aprovou 98,80% dos 90 itens avaliados pelo TCE. São Joaquim do Monte e Salgueiro conquistaram o segundo e terceiro lugar com 97,60% e 94,80%, respectivamente.

O diagnóstico elaborado está disponível para uso dos municípios e pode ser acessado pelos cidadão através do site: https://www.tce.pe.gov.br/iccpe2018/

(Diário de Pernambuco)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.