Em meio a crise, Argentina vai às urnas no domingo com possível derrota de Macri no 1º turno
26/10/2019
Celpe aceita cartão de crédito para parcelamento de contas em atraso
26/10/2019

SURUBIM: Ana Célia tem três adversários competitivos, de acordo com Instituto de Pesquisa

Blog Surubim e Região

A eleição de Surubim tem, pelo menos até o momento, quatro nomes largando na frente na disputa pela Prefeitura: Ana Célia Farias, Juliana Chaparral, Flávio Nóbrega e Tulio Vieira. Isto é o que indica um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa DataVox.

Em um primeiro cenário, com sete candidatos, de acordo com os dados, a prefeita Ana Célia Farias(PSB) que disputa reeleição, aparece em primeiro com 23,3% das intensões de votos. Juliana Chaparral (Patriota) aparece logo em segundo com 19,3%. Os ex-prefeitos Tulio Vieira (PTB), em terceiro com 13,4% e Flávio Nóbrega(PSB) tem 10,2%. Também pontuaram Dr. Valdi(3,4%), Murilo Barbosa(2,6%) e Ivete do Sindicato(1,1%). Os eleitores indecisos são 10,2% e brancos e nulos 16,5%.

A pesquisa do Instituto DataVox aplicou 352 questionários no dia 24 de outubro e tem margem de erro de 4% para mais ou para menos.

A novidade desses números são o surgimento em segundo lugar do nome de Juliana Chaparral. Ela aparece em segundo lugar em todos os cenários em quem tem o nome colocado para eleição de Surubim, mesmo sendo pré-candidata em Casinhas. Em recente entrevista ao nosso site, o prefeito de Orobó, Cléber Chaparral, disse que ‘teria novidade na eleição de Surubim.

Em um segundo cenário, com apenas os quatro principais candidatos apontados, Ana Célia(23,3%); Juliana Chaparral(20,2%); Tulio Vieira(14,8%), Flávio Nóbrega(9,9%); indecisos(11,9%) e Brancos e Nulos(19,9).

Quando o nome do ex-prefeito Flávio Nóbrega é retirado da amostragem, admitindo que ele permaneça no mesmo partido da prefeita, os números ficam assim: Ana Célia(23,0); Juliana Chaparral(20,5%); Tulio Vieira(14,8%); Indecisos(14,5); Branco e Nulos(22,7%).

No cenário com o ex-prefeito deixando o barco socialista para mergulhar na disputa, os números apontam em eleição bem disputada: Ana Célia(23,4%); Tulio Viera(19,0%); Flávio Nóbrega(16,5%). Indecisos(19,3); Branco e Nulos(22,2%).

Este cenário mostra força do médico, pois aparece tecnicamente empatado com o segundo colocado, mesmo a população sabendo que ele faz parte do palanque da prefeita.

Com a eleição polarizada e com os mesmos palanques da eleição passada, como querem os socialistas, é o único cenário sem a prefeita na frente: Tulio Vieira(26,4); Ana Célia(24,1%). Indecisos(22,8); Branco e Nulos(26,7%).

A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos: a prefeita Ana Célia lidera com 18,8% seguida Tulio Vieira(11,9%); Ivete do Sindicato(8,8%); Dr. Valdi(7,7%); Dr. Flávio(7,7%); Juliana Chaparral(6,0%); Murilo Barbosa(1,7%); Votaria em todos(3,7); Não votaria em nenhum(4,3%); Não sabe ou não opinou(29,4%).

Mesmo com os números sinalizando positivamente em Surubim, nossa reportagem apurou que Juliana Chaparral deve mesmo disputar a Prefeitura de Casinhas. Entretanto, não pretende deixar de participar da eleição na cidade polo. Se confirmando esta variável, novas alianças serão construídas e as cartas para o jogo da eleição municipal de Surubim serão redistribuídas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.