Renan manda “bandeira de paz” ao governo, diz Major Olímpio…

Natália Portinari – O Globo

Após Renan Calheiros (MDB-AL) dizer ao GLOBO que está disposto a defender pautas governistas e conversar com Jair Bolsonaro , articulando seu apoio à presidência do Senado , seu concorrente,Major Olímpio (PSL-SP), interpretou as declarações como uma “bandeira de paz”, mas frisou nesta sexta-feira que seu partido mantém a candidatura à presidência da casa.

— Ele usou toda a esperança para dizer que, se eleito, não será obstáculo as mudanças que o Brasil precisa e que poderá ser sim um impulsionador.

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que o Senado pode manter o voto secreto na eleição à presidência da casa, a tendência, segundo senadores ouvidos pela reportagem, é de que haja uma aglutinação de candidaturas menores para se opor a Renan. Potenciais candidatos são Tasso Jereissati (PSDB-CE), Álvaro Dias (PODE-PR), Espiridião Amin (PP-SC), Major Olímpio e Davi Alcolumbre (DEM-AP).

— A decisão do Supremo não é nenhuma surpresa. É evidente que com o voto aberto a fragmentação seria maior, porque muitos trabalhariam para chegar ao segundo turno. A tendência agora é a aglutinação, só não se sabe ainda quem vai aglutinar quem — disse Espiridião Amin.

Segundo Major Olímpio, Renan é o “candidato mais forte” neste momento e essa tendência foi reforçada com a decisão que mantém a possibilidade de voto secreto, mas isso não o deixa pessimista. Ele também aposta em uma redução no número de candidaturas nos dias anteriores à votação.