Em 7 de julho de 1980, o Papa João Paulo II pisava o solo pernambucano, recebido no aeroporto pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Hélder Camara, e pelo governador de Pernambuco, Marco Maciel. Vindo de Salvador em sua visita ao Brasil, o hoje São João Paulo II percorreu no famoso papamóvel a distância do aeroporto até o viaduto Joana Bezerra, de onde celebrou missa para uma multidão. Na missa, ficaram célebres suas palavras: “Dom Hélder, irmão dos pobres e meu irmão”.
Dom Fernando lembra esse dia com carinho. Conta que foi a pé do Mosteiro de São Bento, onde morava, em Olinda, até o Joana Bezerra para a missa. “A emoção do povo e a simpatia do Papa são lembranças para toda vida”.
Após a missa, o Papa foi recebido no Palácio dos Manguinhos e falou com o povo da sacada do prédio. Dormiu no Palácio e no dia seguinte rumou para Teresina, continuando sua visita oficial ao país.
Foto: Diário de Pernambuco
O papa João Paulo II teve um longo pontificado e marcou muito a Igreja por seu carinho para com a família. Foi canonizado em 27 de abril de 2014, no Domingo da Divina Misericórdia, pelo Papa Francisco, na presença do Papa Bento XVI.