Raquel Lyra faz gesto apartidário ao reunir 70 prefeitos na entrega de ônibus escolar

Por Nathália Monte/Folha de PernambucoA governadora Raquel Lyra (PSDB) conseguiu reunir, ontem, mais de 70 prefeitos de diferentes partidos na entrega de 101 ônibus escolares, no Palácio das Princesas. Os veículos estão aptos para atravessar zonas rurais e para transportar crianças com deficiência. Durante entrevista concedida ao programa Roda Viva (TV Cultura), no dia 26 de junho, a governadora colocou a educação como uma marca que quer deixar em sua administração. Para isso, a gestora lançou o programa Juntos pela Educação, que vai aportar R$ 5,5 bilhões em iniciativas para a área nos próximos quatro anos. A entrega dos veículos faz parte desta iniciativa.
Gesto para os legisladores
Mesmo sem uma base definida na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a tucana também contou com deputados da bancada de oposição para entregar as chaves dos ônibus aos gestores municipais.

“Esse trabalho que a gente inicia agora entregando esses ônibus, não vai parar. A nossa meta inicial é a aquisição de pelo menos mil ônibus para permitir que cada município de Pernambuco possa ser contemplado mais de uma vez”, afirmou Raquel, que tinha ao seu lado esquerdo o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Álvaro Porto (PSDB).

“Nós que fazemos campanha e política no interior, sabemos das dificuldades que passam as prefeituras. Então, tenho certeza de que todos aqui lhe agradecem”, declarou Porto, que é ex-prefeito da cidade de Canhotinho. A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) fez um discurso de defesa à governadora e chamou à responsabilidade prefeitos e deputados. “Essa tarde retrata o seu maior compromisso de vida, que é com a educação”, declarou. “Os deputados estaduais, federais, os prefeitos e prefeitas são instrumentos para fazer com que essas políticas desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco cheguem na ponta”, completou. O evento sinaliza um  gesto do Governo ao Legislativo, que nos primeiros seis meses precisou lidar com uma Casa mais independente.