Projeto social, através do judô, transforma vidas de crianças e adolescentes de baixa renda em João Alfredo

A Prefeitura de João Alfredo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, lançou na manhã de ontem (06.12) o projeto socioesportivo Judô – Transformando para o Futuro. O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo Djair Santos e contou com as presenças do prefeito Zé Martins, dos secretários Solange Chaves (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos) e Kleiton Brito (Educação, Cultura e Esportes), dos diretores Márcio Natal (esportes) e Ânderson Farias (Juventude), além de professores e familiares dos atletas.
O projeto, coordenado pela judoca Estér Beatriz e pelo professor/sensei Gabriel Simões, tem como objetivo o ensino da prática esportiva do judô – tanto nos seus fundamentos técnicos como comportamentais. Na oportunidade,os cerca de 60 judocas receberam os kimonos e já estão tendo aulas e acompanhamento médico/odontológico há quase dois meses. 
Este é um projeto inédito, direcionado, num primeiro momento, para crianças e jovens de famílias que fazem parte de programas de assistência social. O judô vai além da luta e da arte marcial – impactando diretamente a vida, com ensinamentos e valores que melhoram a sociedade.
Os caminhos percorridos por um atleta nem sempre são fáceis. Muitas vezes faltam o apoio e as condições mínimas para se dedicar ao esporte. Desta forma, o projeto  Judô -Transformando para o Futuro nasceu com a missão de abrir portas e desenhar novas rotas para potenciais atletas, de acordo com a secretária Solange Chaves, também primeira dama do Município.”Procuramos primeiramente atender crianças, adolescentes e até mesmo a família. O principal critério que avaliamos para o ingresso do possível atleta nas aulas é a renda, priorizamos as famílias de baixa renda. Dessa forma, conseguimos tirar crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade da rua, ocupando o tempo ocioso e evitando a prática de coisas erradas”. Pontuou a dinâmica e entusiasmada secretária.
Uma das famílias beneficiadas é a de Fátima Conceição de Santana, dona de casa do bairro Monsenhor Jonas Menezes. Seu filho, José Carlos, 10 anos, é um dos novos judocas na cidade. “Estou achando ótimo meu filho fazer judô. Logo que fiquei sabendo do projeto eu fiz a inscrição dele. Essa aula é ótima para ele ter mais disciplina e ficar mais desinibido. Além disso, ele faz muitos amigos. Toda comunidade ganha com isso”, conta Fátima, com aquele sorriso de satisfação no rosto.
 Judô
O Judô é uma arte marcial japonesa, criada por Jigoro Kano em 1882, definida como o “caminho da suavidade”, possui valores humanitários, morais, éticos e educacionais vindos das raízes culturais e filosóficas das tradições orientais. Proporciona a formação do caráter, com valores de qualidade, respeito e preservação do oponente, O Judô entra como prática pedagógica escolar, pois transforma a disciplina e o equilíbrio em formas de viver e encarar o semelhante, ou seja, ensina o equilíbrio do corpo e da mente para respeitar às pessoas, saber perder e ganhar, conter a ansiedade, agilidade, reflexo, pensamento rápido, coordenação motora, espírito de coletividade, amizade e prosperidade mútuas, eficiência no uso da energia e outras características. Isso proporciona o desenvolvimento do aprendizado humano na conscientização da forma correta de promover um melhor desempenho na vida enquanto ser humano.
Por este motivo, o Projeto Judô – Transformando o Futuro, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de João Alfredo, visa promover, atraves desta atividade esportiva-educacional, qualidades que auxiliem na formação humana de seus praticantes. O jovem que ainda quiser participar do projeto deve procurar as Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de João Alfredo, à Rua Severino Adrião Gomes da Silva, bairro Centro,  e se matricular. Caso não tenha vaga, deixe o nome na lista de espera.
Fotos: Lucivaldo Lima e Patty Lira