Presidente Dilma, políticos e artistas parabenizam Lula pelos 70 anos…

A presidente Dilma Rousseff na festa de aniversário de Lula ao lado do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, da mulher do ex-presidente, Marisa, e de neto do petista (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

A presidente Dilma Rousseff na festa de aniversário de Lula ao lado do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, da mulher do ex-presidente, Marisa, e de neto do petista (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

A presidente Dilma Rousseff, políticos como o ex-presidente da França, Nicolás Sarkozy, ativistas, artistas e outras autoridades gravaram vídeos em homenagem ao aniversário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que completou 70 anos ontem (27). As mensagens foram publicados na página do ex-presidente no Facebook.

Em vídeo, Dilma destacou a trajetória de Lula na política e a importância do ex-presidente para o Brasil se projetar no cenário mundial. A presidente também salientou seu testemunho da trajetória que fez do Brasil “um país de todos”, que eliminou o “flagelo” no país e o fez virar referência no combate à pobreza.

“Querido Lula, ao parabenizá-lo pelos 70 anos de vida, me somo a todos os seus amigos para celebrar a sua vida, uma vida extraordinária. Homenageio o parceiro de todas as horas, o retirante nordestino que transformou o Brasil, o presidente que conquistou o coração dos brasileiros”, disse a mandatária, salientando ainda o orgulho de dar continuidade à trajetória que posiciona o país no cenário mundial com dignidade, grandeza e soberania.

“Nós, brasileiros reconhecemos seu papel para o país. Ao longo desses anos, aprendi muito com nossa convivência e sou muito grata por isso. Nessa festa dos seus 70 anos, estendo um forte e fraterno abraço, com a satisfação e orgulho de caminharmos sempre lado a lado na missão de transformar em realidade o Brasil com que sempre sonhamos”, completou Dilma.

Continua…

José Graziano, diretor-geral da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), relembrou de seu passado com o ex-presidente Lula e da luta dos dois no combate à a fome no Brasil e no mundo. “Nós ainda temos muita coisa para fazer nesse mundo afora. Erradicar a fome é possível. O senhor mostrou isso no Brasil”, ressaltou.

O cantor e compositor Chico Buarque foi uma das personalidades que enviou mensagem de parabéns ao ex-presidente.”Lula, bem-vindo ao ‘setentinha’. Estou com você, como sempre”, disse o artista.

Dennis Williams, presidente da UAW International Union, e Gary Castell, tesoureiro da entidade que representa os trabalhadores da indústria automobilística no mundo, desejaram muitos anos de vida ao “irmão” Lula. “Sua liderança não inspirou apenas o Brasil, mas os Estados Unidos e o mundo.”

Também em vídeo, Carlos Lopes, secretário-executivo da Comissão Econômica das Nações Unidas para África, lembrou da contribuição de Lula para a aproximação do Brasil com o continente africano. “Em nome de todos os africanos que conhecem a outra margem do ‘rio’ Atlântico, nós desejamos o melhor nestes seus 70 anos.”

O ex-presidente da França, Nicolás Sarkozy, elogiou a liderança internacional de Lula e as boas relações com o Brasil em mensagem em vídeo. “Caro Lula, sei que hoje é o seu aniversário, fiz questão de estar presente nesta ocasião com este vídeo para te agradecer. Se a amizade entre o Brasil e a França evoluiu tanto é porque você o quis”, disse Sarkozy. “Viva o Brasil! Viva a França!”

Também parabenizaram Lula o fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, e sua mulher Lélia Wanick; a cineasta Anna Muylaert; o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos; os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e de Minas Gerais, Fernando Pimentel; o ministro da Cultura, Juca Ferreira; e a diretora e produtora de cinema, Tata Amaral. 

A festa foi um churrasco ao redor da piscina. Dilma entrou no local com o carro oficial da presidência, junto com o ministro da Casa Civil, Jacques Wagner, e preferiu não conversar com os jornalistas. Dilma embarcou no final da tarde, após os compromissos oficiais do dia no Palácio do Planalto, em Brasília. Ela deixou a festa às 21h15.

Cerca de 30 pessoas compareceram à festa do ex-presidente, segundo a assessoria de comunicação do Instituto Lula. Da família de Lula, estavam presentes a esposa, Dona Marisa, e todos os filhos, exceto Fábio Luís Lula da Silva. (G1/Edenevaldo Alves)