Prefeitura promove oficina de boas práticas na manipulação de alimentos para comerciantes em João Alfredo-PE

As boas práticas de manipulação de alimentos auxiliam na rotina do trabalho, tendo como propósito ampliar conhecimentos e aprimoramento na comercialização, alinhando  ações de promoção à saúde e segurança alimentar. 
Nesse contexto, a Prefeitura Municipal de João Alfredo, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, promoveu na noite de ontem (13.02) mais uma oficina sazonal em parceria com a Sala do Empreendedor/Sebrae-PE. A acão também foi integrada com as secretarias de Educação,Cultura e Esportes, da Saúde, Diretoria de Cultura e Vigilância Sanitária.

O evento foi prestigiado por  vários barraqueiros, especialmente aqueles que vão atuar nos festejos carnavalescos, que ficaram cientes dos procedimentos operacionais padronizados que devem ser adotados pelos citados empreendedores acerca dos requisitos higiênico-sanitários em todos os processos que envolvem a comercialização de alimentos. É sempre bom lembrar que medidas simples, como lavar as mãos, conservar os alimentos em temperaturas adequadas e o cozimento correto, evitam ou controlam a contaminação dos alimentos. Essas medidas simples também fazem parte das boas práticas.

“O conhecimento e a adoção dos procedimentos operacionais são fundamentais para redução do risco de contaminação e proporciona segurança alimentar em todas as etapas de manipulação de alimentos. Essa oficina foi importante não somente para os festejos, mas para o dia a dia, já que vocês trabalham no comércio informal. É imprescindível que vocês  coloquem em prática o que aprenderam até porque o consumidor vai preferir aquele que estiver melhor organizado e limpo”. Pontuou o administrador de empresas Benízio Filho, o popular Duy, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na ato de encerramento da  oficina.
Para o pequeno comerciante José Pedro Barbosa, quanto mais capacitado o profissional for, mais ele obtém renda. “Foi tudo explicado de forma fácil. São coisas que nem sempre prestamos atenção no dia a dia e que é importante serem lembradas por todos os vendedores. Vimos os vários tipos de contaminações possíveis e como manter tudo bem limpo. Dessa forma podemos atrair mais clientes”, disse.
Maria José da Silva estava fez este tipo de treinamento pela primeira vez e ressaltou esse tipo de capacitação por parte da prefeitura. “Essa oficina é ideal para quem vai comercializar alimentos. Também é bom porque a prefeitura cobra esse curso e ela mesma oferece de forma gratuita para a população. Gostei muito do que aprendi”, afirmou. (Fotos: divulgação)