Arquivo Fotográfico
14/03/2014
Criado o sutiã que só se abre por amor…
14/03/2014

Plano Real completa 20 anos…

images

Lançado em fevereiro de 1994, durante o governo Itamar Franco, o plano Real completa 20 anos e ficou conhecido pelo combate à inflação, que atingiu exorbitantes 2.490,99% naquele ano. O programa foi pensado com o objetivo de estabilização e reformas econômicas e oficialmente iniciado com a publicação da Medida Provisória nº 434, no Diário Oficial da União, em julho de 1994. 

A MP instituiu a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a retirada dos altos índices da inflação da economia nacional e determinou o lançamento de uma nova moeda, equiparada com o Dólar americano, o Real. 

De fato, o programa foi a mais ampla medida econômica já realizada no Brasil. Nos meses e anos seguintes a sua implantação, mostrou-se uma das principais medidas ao plano de estabilização econômica mais eficaz da história do nosso País e que, além de reduzir a inflação, ampliou o poder de compra da população e remodelou os setores econômicos nacionais.

Continua… 

A equiparação da moeda nacional com o Dólar americano não perdurou muito, o Real teve seu valor defasado de 1994 até hoje. No entanto, precisamos ir além para compreender a importância que esta moeda representou e representa para a vida dos brasileiros, inclusive os de baixa renda. Em 1993, época de implantação da URV, o cenário econômico brasileiro não era favorável. Antes disso, foram inúmeras trocas de moedas e outras estratégias econômicas mal sucedidas.  

A credibilidade nacional com os credores externos estava baixíssima e manchada devido às moratórias. Aliado a isso, os consumidores não conseguiam planejar suas finanças ou quitar suas dívidas, já que os preços dos produtos aumentavam várias vezes no mesmo dia devido à inflação. No mesmo período, o Ministro da Fazenda foi trocado por 4 vezes em menos de 7 meses. 

Fernando Henrique Cardoso, à época ministro da Fazenda, e que assumiu o cargo mesmo não sendo economista, revelou, em discurso comemorativo pelos 20 anos do plano, que a implantação de um no plano econômico que não fosse baseado em um decreto “era mais que uma aventura, era uma condenação ao fracasso”. No entanto, toda a discussão sobre o Plano Real foi construída com debates e argumentos no Congresso para mostrar para as pessoas que isso seria positivo para todos.

Era preciso entender que a URV não era uma moeda, mas um índice calculado diariamente pelo Banco Central e que variava como o dólar. Sua função era reajustar preços e salários para que ambos caminhassem equiparados. 

Quando entrou em vigor, a cotação da URV em cruzeiros reais, moeda vigente, era de 647,50. Este valor era corrigido diariamente e os preços de produtos, salários e outros passaram a ser fixados em URV. Em julho, quando a URV virou moeda, o Real, seu valor foi cotado em 2.750 cruzeiros reais. A inflação encerrou 1994 em 244,86%, o número foi considerado irrisório se comparado aos anteriores. 

Pelos oito anos seguintes, Fernando Henrique foi eleito presidente do Brasil e, adotando medidas como o controle dos gastos públicos, a desindexação da economia e o aumento das taxas de juros, o Plano Real derrubou a inflação para 8,64%, em 1999, em menos de seis anos de funcionamento. Observando esses dados e os últimos 20 anos do Brasil, devemos acreditar que é possível mudar um País, para isso, basta apenas boa política e democracia. (LeiaJá)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.