Hoje:
11/05/2022
Eleições 2022: Pesquisa CNT/MDA: Lula cai para 40,6% e Bolsonaro vai a 32%
11/05/2022

Pernambuco notifica mais um caso suspeito de hepatite aguda grave; Estado soma dois casos

Por Marjourie Corrêa/Folha de PernambucoMais um caso suspeito de hepatite aguda grave de origem desconhecida foi notificado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ontem (10). O registro é de um adolescente do sexo masculino, de 14 anos, residente no município de Salgueiro, no Sertão do Estado. Agora, Pernambuco soma, até o momento, dois casos suspeitos de hepatite de origem desconhecida.
O jovem deu entrada no Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, Zona Norte do Recife, com quadro de febre e artralgia no último dia 7, encaminhado do Hospital Regional Inácio de Sá
Nos primeiros exames coletados, foi detectado um aumento nas transaminases, que são enzimas intracelulares que atuam catalisando diversas reações, principalmente no fígado, e um dos critérios elencados pelo órgão federal para definição de caso suspeito.
O paciente segue internado em enfermaria da unidade, evoluindo bem ao tratamento e sendo acompanhado pela equipe multiprofissional do serviço.
O primeiro caso, notificado na última segunda-feira (9), é de uma criança de 1 ano do sexo masculino, residente no município de Toritama, que foi acompanhada no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, e recebeu alta hospitalar no dia 6 de maio.
As investigações dos dois casos continuam em andamento, com a realização de exames complementares para análise laboratorial das hepatites virais, agentes possivelmente relacionados a este tipo de hepatite e outras doenças, assim como as investigações epidemiológicas realizadas junto aos municípios de residência dos pacientes.
Por meio de nota, a SES-PE enfatizou que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) já emitiu nota de alerta orientando toda a rede de saúde – unidades públicas e privadas – para que, na observação de casos suspeitos e que atendam às definições, realizem a notificação de imediato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.