Pernambuco tem 199 novos casos da Covid-19 e 17 mortes
16/04/2020
Mandetta anuncia em rede social que foi demitido por Bolsonaro do Ministério da Saúde
16/04/2020

Pelo coronavírus, estado reabre antigo Hospital Alfa de Boa Viagem

Diário de Pernambuco

O governo de Pernambuco reabriu, nesta quinta-feira (16), o Hospital Nossa Senhora das Graças, também conhecido como Hospital Alfa e Boa Viagem Medical Center. Localizado na região de Setúbal, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a unidade hospitalar privada estava sem funcionar desde 2018. Essa é uma das ações do estado para reforçar o combate ao novo coronavírus. Por enquanto, o local estará com 40 leitos disponíveis – 20 comuns e outros 20 de UTI.

Para garantir o funcionamento, o estado fez a requisição administrativa do prédio, localizado na esquina da Avenida Domingos Ferreira com a Rua Barão de Souza Leão. Foram gastos R$ 20 milhões para recuperar a estrutura, como o encanamento, fiação elétrica, gerador e elevadores. Também foram adquiridos gases medicinais, aparelho de raio-X e tomógrafo computadorizado, além de um novo sistema de ar-condicionado. 

Mais adiante, o governo promete abrir mais vagas por lá. A previsão é que a unidade conte com 230 leitos – 130 comuns, de enfermaria, e 100 de UTI. Quanto tudo estiver em pleno funcionamento, o hospital terá um corpo de mais de 900 funcionários, como médicos (155), enfermeiros (170), fisioterapeutas (82), técnicos de enfermagem (360), dentre outros.

Essa foi a segunda reabertura de uma unidade de saúde até então fechada. Na última sexta-feira (10), o estado reabriu a Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, fora de operação desde 2018. Por lá, foram disponibilizados de imediato 20 leitos – 10 comuns e 10 de UTIs. A maternidade já está com 8 pessoas internadas e, nesta quinta, ganha mais 10 vagas de UTI.

“Nossa gestão já abriu mais de 138 novos leitos no interior do estado, sendo 97 leitos de enfermaria e 41 de UTI, disponibilizados nas cidades de Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina. Por isso, chegamos em menos de 30 dias a novos 500 leitos em todo o território, sendo 250 de UTI e 250 de enfermaria”, comenta o governador Paulo Câmara.

Paulo pondera, entretanto, que para o esforço do governo dar certo, a sociedade precisa colaborar. “Não relaxem o isolamento social. Ele é fundamental. Façam a sua parte, fiquem em casa e nos ajudem a vencer esse desafio”, pede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.