Opinião: Marília conquista apoios e reforça favoritismo para ir ao 2º turno

Por Edmar Lyra – Líder absoluta nas pesquisas eleitorais, a candidata do Solidariedade ao governo de Pernambuco, Marília Arraes, provou baixas em diversos palanques, da Frente Popular conquistou os deputados federais André de Paula e Sebastião Oliveira, ambos integram a sua chapa majoritária como candidatos a senador e vice, respectivamente. Mas também atraiu prefeitos que em tese apoiariam Danilo Cabral, como Xisto Freitas e Manuca, ambos ligados a André de Paula. Outro que deixou Danilo foi o ex-prefeito do Cabo, Lula Cabral, juntamente com a deputada estadual e candidata a deputada federal Fabíola Cabral.
Já do palanque de Raquel Lyra, Marília conquistou o apoio do candidato a deputado estadual Armandinho, cantor da banda Fulô de Mandacaru, que estava prestes a se filiar ao PSDB e optou por disputar o mandato pelo Solidariedade, o mesmo aconteceu com Rossine Blesmany, candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Lajedo, que ensaiava o palanque de Raquel e optou pelo Solidariedade de Marília Arraes.
Do palanque de Miguel Coelho, Marília já havia atraído o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, e os deputados estaduais Gustavo Gouveia e Wanderson Florêncio e no dia de ontem oficializou o apoio de Raimundo Pimentel, prefeito de Araripina, e da ex-deputada estadual Socorro Pimentel, que são filiados ao União Brasil, partido do ex-prefeito de Petrolina.
Essa chuva de adesões promete não parar por aí, sobretudo se, com o início da campanha propriamente dita, Marília permanecer com intenções de voto elevadas, como a da pesquisa Opus, divulgada pela Folha de Pernambuco, que lhe mostrou com 34%, outros prefeitos e lideranças políticas, ainda nos palanques de Danilo, Miguel e Raquel, podem fazer a travessia. O prazo de reação para os adversários, com o início do guia eleitoral no próximo dia 26, deve ser até o feriado de 7 de setembro, se Marília permanecer em viés de alta, o movimento pode se tornar uma avalanche ao longo do próximo mês a ponto de consolidá-la na liderança.