Números da Covid
06/07/2022
Arquivo Fotográfico
06/07/2022

Opinião: Com dois potenciais puxadores de votos, PSB deverá eleger maiores bancadas

Por Edmar Lyra – A disputa proporcional deste ano terá a novidade do fim das coligações, o advento já funcionou na disputa de 2020 para vereador, mas para deputado será a primeira vez. Dentre os partidos, o que montou chapas extremamente competitivas foi o PSB que não só tem as maiores bancadas da Assembleia Legislativa de Pernambuco e da Câmara dos Deputados como deverá ampliar seu tamanho nas duas casas legislativas em outubro.
Na Câmara dos Deputados, o PSB possui a maior bancada em Pernambuco com cinco parlamentares, o que equivale a 20% da representação do estado em Brasília, que detém 25 cadeiras. Dos cinco nomes, apenas Danilo Cabral não tentará a reeleição porque será candidato a governador, ficando Felipe Carreras, Gonzaga Patriota, Milton Coelho e Tadeu Alencar. Eles terão a companhia de três deputados estaduais que tentarão pela primeira vez um mandato em Brasília: Eriberto Medeiros, Guilherme Uchoa Junior e Lucas Ramos. O PSB ainda contará com o potencial puxador de votos Pedro Campos, que deverá ajudar o partido a eleger pelo menos seis representantes em Brasília, podendo chegar a sete.
A disputa de deputado estadual também não fica muito atrás, o PSB ficou com 14 deputados de mandato, com onze disputando a reeleição e nomes fortes que tentarão a sorte na Casa Joaquim Nabuco. Todos estão de olho nos votos de Gleide Angelo, que continua na bolsa de apostas para repetir ou até mesmo ampliar o expressivo desempenho de 2018, quando atingiu 412 mil votos.
Nas contas preliminares, o PSB deverá eleger na pior das hipóteses dezesseis parlamentares, com chances reais de atingir dezoito e no melhor cenário, vinte representantes, o que seria o melhor desempenho da história de um partido político no pluripartidarismo. Os expressivos números das chapas proporcionais do PSB atreladas às do PP e da federação liderada pelo PT são um ativo para reforçar o crescimento de Danilo Cabral na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.