O dilema do Boticário gay…

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Por Marco Lacerda*

Uma propaganda da empresa de cosméticos “O Boticário” em que várias pessoas – incluindo casais homoafetivos – aparecem presenteando seus respectivos pares tem sido alvo de críticas homofóbicas nas redes sociais e pedido de boicote à empresa. Houve até quem escrevesse no site de reclamações ReclameAqui pedindo a retirada da campanha publicitária do ar. Em nota, a empresa afirmou que incentiva “as mais diferentes formas de amor, independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual.”A  cantora Daniela Mercury se manifestou e chegaram denúncias ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

O órgão informou que abriu um processo para julgar a propaganda após receber mais de 20 reclamações de consumidores que consideraram a peça “desrespeitosa à sociedade e à família”. Ainda não há data para o julgamento.

Procurado, O Boticário informou que “não recebeu, até o momento, nenhuma notificação do Conar.A página da marca de cosméticos no Facebook também recebeu uma enxurrada de manifestações, incluindo mensagens de teor homofóbico.

No YouTube, acabou se instalando uma espécie de “competição” para ver se o comercial ganhava mais aprovações ou reprovações. Até terça-feira, por volta das 17h, os “likes” ultrapassaram os “dislikes”, com número de 172.833 contra 149.622. Vários internautas chegaram também a registrar seus protestos no Reclame Aqui, site de reclamações sobre atendimento compra e venda de produtos e serviço.

“O Boticário perdeu a noção da realidade, empurrando essa propaganda que desrespeita a família brasileira. Não tenho preconceito mas acho que a propaganda á inapropriada para a TV aberta, a partir de hoje não compro mais nem um só sabonete lá e eu era cliente”, escreveu um consumidor.

Segundo o Reclame Aqui, desde o dia 25 de maio, quando o vídeo foi lançado, até o dia 1º de junho, foram 90 reclamações abertas, sendo 84 delas contra e 6 a favor da propaganda.

Diversidade amorosa

A marca anunciou o lançamento do comercial como uma defesa da “diversidade do amor, além das convenções”. O Boticário esclarece que acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha “Casais”, que estreou na TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista.”

O Conarinformou, por meio da sua assessoria de imprensa, que a abertura do processo para julgar o comercial não impede que a propaganda continue a ser veiculada. O órgão costuma ser cauteloso em casos envolvendo questões morais e o código de autorregulamentação publicitária veta qualquer tipo de preconceito. A previsão é que o caso seja julgado pelo conselho de ética do Conar em até 45 dias.

Continua…

Bombons e anéis de noivado

Em abril, o bombom Sonho de Valsa também trouxe um novo ponto de vista sobre o amor em campanha que entrou em rede nacional. Com o mote ‘Pense Menos, Ame Mais’, a propaganda mostrou casais de diversos tipos em beijos apaixonados. No filme de 60 segundos são mostrados um casal de idosos, um branco e uma negra, uma gestante e seu marido, um homem em uma cadeira de rodas e uma mulher sentada em seu colo e também um casal de homossexuais do sexo feminino.

Na Europa a Tiffany também ousa e coloca um casal homossexual em anúncio de anel de noivado. A célebre marca de joias começou o ano divulgando sete histórias de amor reais, entre elas a de um casal gay.

Pouco a pouco, a união entre pessoas do mesmo sexo vai se tornar algo comum, e a Tiffany não vai deixar de atender esse público. Na sua primeira campanha do ano, a Tiffany divulgou fotos com sete casais reais que fizeram pedidos de casamento. Entre eles aparece um casal gay de Nova York. A ousadia da marca, que pela primeira vez mostra um casal homossexual em suas campanhas, ajudou nas iniciativas de RP, fazendo a campanha aparecer em manchetes de diversos jornais e revistas.

Um porta-voz da marca esclareceu o interesse da Tiffany em contar histórias de amor das mais diversas, já que “o casamento não é mais linear, e o amor verdadeiro pode acontecer mais de uma vez, com histórias românticas acontecendo de diversas formas”.

E, é claro, a variedade de histórias românticas traz também maior variedade de público para a Tiffany, que aproveita para se posicionar como LGBT friendly. Ponto para a Tiffany, independentemente da escolha de ter um anúncio desse tipo ter sido conceitual ou econômica.

O repúdio a esse tipo de iniciativa revela muito mais o atraso de uma sociedade do que sua integridade moral. Noutras palavras, dizer que os brasileiros são alegres, tolerantes e solidários é papo de mesa de boteco, é desconhecer nosso machismo, nossa homofobia, nosso racismo e nossa violência.