O piso nacional da carreira de professor da educação básica foi reajustado para R$ 1.697 – um crescimento de 8,32% em comparação ao valor atual (R$ 1.567).
O número foi divulgado nesta quarta-feira (29) pelo Ministério da Educação. Como mostrou reportagem da Folha, o índice provocou atrito com a categoria, que esperava um percentual entre 13% e 15%.
Professores acusaram o governo federal de maquiar o reajuste, com o objetivo de diminuir o impacto no orçamento de Estados e municípios. O MEC e o Tesouro Nacional negaram a acusação.
Diferentemente de anos anteriores, o novo piso não foi anunciado em coletiva de imprensa – o valor foi divulgado no site da pasta na tarde de hoje. A alteração do valor acontece num momento de transição na Esplanada dos Ministérios: o atual titular da Educação, Aloizio Mercadante, deve assumir o comando da Casa Civil na próxima semana. Em seu lugar, deve assumir o atual secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim.
Segundo a Folha apurou, Mercadante manteve a rotina dos últimos dias e despachou, pela manhã, já na Casa Civil, no Palácio do Planalto. Durante a tarde, ele recebeu em seu gabinete o governador do Ceará, Cid Gomes. (Folha de S. Paulo)