Prefeita de João Alfredo, município do agreste pernambucano, com 32 mil habitantes, Maria Sebastiana da Conceição teve que enfrentar muitos desafios para realizar seus projetos. Nascida num sítio a dez quilômetros do centro da cidade, Maria Sebastiana só aprendeu a ler aos 19 anos. Mas depois disso não parou mais: está em seu segundo mandato à frente da Prefeitura, já recebeu prêmio da Unicef por trabalhos em benefício de crianças e adolescentes e milita no PSD Mulher de Pernambuco, buscando ampliar a participação das mulheres na atividade política.
Após concluir o curso secundário, ela se tornou funcionária pública e chegou a desempenhar importantes cargos no município, tendo passado pelos postos de Tesoureira e secretária de finanças. Tudo isso antes de, aos 49 anos, entrar para a faculdade e obter seu diploma em Administração de Empresas.
Hoje com 62 anos, ela conta que sempre participou de esforços para ajudar a população mais carente, lutando por melhorias na área de assistência social da cidade. Essa postura, segundo ela, a tornou popular e fez com que as pessoas pedissem para que ela se candidatasse à Prefeitura da cidade. “Eu sempre ajudei as pessoas, pois essa é minha missão. Então, na época em que comecei a fazer faculdade, as pessoas começaram a pedir para eu me candidatar à prefeitura, mas a princípio não me achava preparada. Com o tempo, o pedido das pessoas fez crescer dentro de mim um sentimento de que na política eu poderia fazer mais pelos mais pobres. Decidi me candidatar e fui eleita prefeita em 2004”, relembra.
A primeira gestão de Maria, entre 2005 e 2008, teve como principal marca ações voltadas à saúde da mulher e ao empreendedorismo, o que ajudou a cidade a se consolidar como o segundo Polo Moveleiro do Estado. “Tive aprovação nas pesquisas na época de 93%. Consegui muitas coisas para a cidade, foi muito gratificante”, conta. Mas, apesar do sucesso, problemas de saúde e pessoais impediram sua candidatura à reeleição.
Em 2012, Maria voltou a se candidatar, e foi novamente eleita para o cargo de prefeita de João Alfredo, afirmando ter entre os seus principais propósitos investir na educação, além de implementar obras de infraestrutura, necessárias à melhoria das zonas rural e urbana. “Apesar da atual crise econômica, meu maior investimento é na educação. Educação é tudo. Educação gera saúde, cultura e melhora a vida das pessoas em todos os sentidos. Eu, que enfrentei o analfabetismo por 19 anos, acho que educação é o melhor investimento. Educação não é um gasto, é um investimento na vida das pessoas. Inclusive educação na saúde, na prevenção de doenças, e na agricultura, para que os agricultores façam seu trabalho cada vez melhor”, explica.
Sebastiana ao lado da coordenadora do PSD Mulher, Alda Marco Antonio.