Brasil estuda pelo menos 20 casos suspeitos de reinfecção pela Covid-19
26/08/2020
TSE: dinheiro de campanha deve ser dividido proporcionalmente entre candidatos negros e brancos
26/08/2020

Lula repudia decisão do CNMP a favor de Dalagnoll: ‘vergonha histórica’

Diário de Pernambuco

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva repudiou a decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em arquivar a ação movida por ele contra o procurador da República, Daltan Dalagnoll, chefe da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba. 

“A decisão do CNMP, que sabe que Dallagnol é culpado, embora não tenha tido coragem de inocentá-lo, será uma página que ficará para a história como vergonha para o Ministério Público”, escreveu Lula em seu perfil do Twitter pouco depois do fim da votação no final da tarde desta terça-feira (25). 

Lula denunciou Dalagnoll ao CNMP por abuso de poder em 2016. A queixa refere-se ao episódio em que o procurador apresentou um PowerPoint alegando ter indícios de que o ex-presidente seria chefe de uma organização criminosa. Na ocasião, o chefe da força-tarefa da Lava-Jato explicava a denúncia contra o líder petista no processo do tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo. 

Posteriormente, Lula foi absolvido das acusações de Dalagnoll no processo que ficou conhecido como “quadrilhão do PT”. Desde então, o CNMP vem adiando o julgamento. Na semana passada o Conselho adiou pela 41ª vez a análise do processo, cuja demora para ocorrer foi tanta que acabou prescrevendo. 

Na última quinta-feira (21), o ex-presidente entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para pressionar o CNMP a julgar o procurador da Lava-Jato. Nesta terça, o Conselho decidiu arquivar o caso, alegando entre outros motivos, que não havia sentido a abertura de processo administrativo disciplinar porque haveria prescrição antes de o CNMP conseguir julgar o mérito das acusações. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.