Liturgia Católica…

Vela-virtual-11

Dia 14 de Agosto – Domingo

XX SEMANA DO TEMPO COMUM

(Verde – Ofício do Dia)

Antífona de Entrada

Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar e contemplai a ace do vosso ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil (Sl 83,10s)

Oração do dia

Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superam todo desejo . Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Continua…

 

Leitura (Jr 38, 4-6.8-10)

Leitura do livro profeta Jeremias.
38 4 Os altos funcionários disseram ao rei: “Manda, por favor, matar esse indivíduo! Fa­lando assim ele está abatendo o ânimo dos sol­dados que ainda restam na cidade, do exér­cito inteiro. Esse homem não procura a fe­li­cidade mas a desgraça do povo. 5 O rei Se­de­cias respondeu: “Ele está nas vossas mãos, pois o rei nada pode contra vós”. 6 Pegaram, en­tão, Jeremias e o abandonaram na cisterna do comissário Melquias, que ficava no pátio da guarda. Com uma corda deixaram Jeremias dentro da cisterna. A cisterna não tinha água, só barro. Jeremias ficou atolado no barro. 8 Ebed-Melec saiu do pa­lácio para dizer ao rei: 9 Majestade, essas pessoas agiram muito mal contra o profeta Jeremias, jogando-o naquela cisterna. Ali ele vai morrer de fome, pois já não há mais pão na ci­dade”. 10 O rei deu ao etíope Ebed-Melec esta ordem: “Leva contigo três homens e tira o pro­feta Jeremias da cisterna, antes que ele morra!”
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 39/40

 

Socorrei-me, ó Senhor, vinde logo em meu auxílio!
 
Esperando, esperei no Senhor,
E, inclinando-se, ouviu meu clamor.
 
Retirou-me da cova da morte
E de um charco de lodo e de lama.
Colocou os meus pés sobre a rocha,
Devolveu a firmeza a meus passos.
 
Canto novo ele pôs em meus lábios,
Um poema em louvor ao Senhor.
Muitos vejam, respeitem, adorem
E esperem em Deus, confiantes.
 
Eu sou pobre, infeliz, desvalido,
Porém guarda o Senhor a minha vida
E por mim se desdobra em carinho.
Vós me sois salvação e auxílio:
Vinde logo, Senhor, não tardeis!

Leitura (Hb 12,1-4)

Leitura da carta de aos Hebreus.
12 1 Portanto, com tamanha nuvem de testemunhas em torno de nós, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que nos envolve. Corramos com perseverança na competição que nos é proposta, 2 com os olhos fixos em Jesus, que vai à frente da nossa fé e a leva à perfeição. Em vista da alegria que o esperava, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus. 3 Pensai pois naquele que enfrentou uma tal oposição por parte dos pecadores, para que não vos deixeis abater pelo desânimo. 4 Vós ainda não resististes até ao sangue, na vossa luta contra o pecado.
Palavra do Senhor.

Evangelho (Lucas 12,49-53)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar (Jo 10,27).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus 12 49 “Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50 Um batismo eu devo receber, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51 Pensais que eu vim trazer a paz à terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. 52 Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra conta nora e nora contra sogra”.
Palavra da salvação.

(Dom Total)