Dia 14 de Agosto – Domingo
XX SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde Ofício do Dia)
Antífona de Entrada
Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar e contemplai a ace do vosso ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil (Sl 83,10s)
Oração do dia
Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superam todo desejo . Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Continua…
Leitura (Jr 38, 4-6.8-10)
Leitura do livro profeta Jeremias.
38 4 Os altos funcionários disseram ao rei: “Manda, por favor, matar esse indivíduo! Falando assim ele está abatendo o ânimo dos soldados que ainda restam na cidade, do exército inteiro. Esse homem não procura a felicidade mas a desgraça do povo. 5 O rei Sedecias respondeu: “Ele está nas vossas mãos, pois o rei nada pode contra vós”. 6 Pegaram, então, Jeremias e o abandonaram na cisterna do comissário Melquias, que ficava no pátio da guarda. Com uma corda deixaram Jeremias dentro da cisterna. A cisterna não tinha água, só barro. Jeremias ficou atolado no barro. 8 Ebed-Melec saiu do palácio para dizer ao rei: 9 Majestade, essas pessoas agiram muito mal contra o profeta Jeremias, jogando-o naquela cisterna. Ali ele vai morrer de fome, pois já não há mais pão na cidade”. 10 O rei deu ao etíope Ebed-Melec esta ordem: “Leva contigo três homens e tira o profeta Jeremias da cisterna, antes que ele morra!”
Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial 39/40