Lewandowski é cotado para dois ministérios ou Embaixada do Brasil em Portugal

Blog Magno Martins – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski está cotado para assumir um ministério de Lula em 2023, segundo petistas disseram ao blog da Julia Duailibi. As pastas ventiladas são Defesa e Justiça.
Lewandowski se aposentará em maio de 2023 ao atingir 75 anos – idade limite para membros do Tribunal, segundo a Constituição. Ele poderia antecipar sua saída para compor o governo.
Um dos lugares que Lewandowski gostaria de ocupar é a embaixada brasileira em Lisboa, capital de Portugal. A decisão de Lewandowski, caso antecipe sua aposentadoria, ajudaria na composição dos ministérios de Lula (PT). Além disso, faria o presidente eleito iniciar seu mandato com uma indicação para o Supremo.
Lula indicou o então desembargador de Justiça em São Paulo Ricardo Lewandowski para uma vaga no STF em fevereiro de 2006 – ele substituiu Carlos Velloso.
Nascido no Rio de Janeiro em 1948, Lewandowski é professor de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Antes de ir para o Supremo, foi por sete anos juiz e, por nove, desembargador. Presidiu o STF de 2014 a 2016, período que englobou o impeachment de Dilma Rousseff (PT). Além dele, está prevista outra aposentadoria por idade no STF ao longo do terceiro mandato de Lula, que vai até 2026: Rosa Weber, em outubro de 2023.