A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de João Alfredo estabeleceu medidas preventivas nos seus equipamentos para evitar a proliferação do vírus e garantir a integridade da saúde dos usuários.
A primeira foi a redução do horário de atendimento no Conselho Tutelar, nos serviços e programas da secretaria, funcionando das 7h às 13h. Os atendimentos no Cadastro Único – Bolsa Família serão realizados apenas para cancelamento, bloqueio e BPC.
Estão suspensos os casos de atualização cadastral, transferências, consultas, novos cadastros e outros serviços; atividades dos grupos de crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; atendimentos para emissão de carteira de identidade; visitas domiciliares das equipes técnicas do CRAS e CREAS, ficando restritas aos casos urgentes e indispensáveis; reuniões de grupos e oficinas.
A secretaria também determinou a redução das visitas do Programa Criança Feliz, contudo, assegurou a continuidade da distribuição do Programa Leite de Todos. Todas as medidas vão durar até segunda ordem das autoridades sanitárias.