Arquivo Fotográfico
12/02/2014
Hoje:
12/02/2014

João Alfredo – Carnaval deste ano será em homenagem a Durval do Sax…

O Carnaval 2014 da “Cidade Feliz” prestará uma homenagem especial ao veterano músico Edval Anastácio de Souza – “Durval do Sax”, conforme anúncio proferido na noite de ontem (11) pela prefeita Maria Sebastiana, durante a reunião com a equipe organizadora do entrudo momesco. Durval animou diversos bailes carnavalescos em João Alfredo, na décadas de 80 e 90, comandando sua orquestra. Também participou de bandas musicais e atualmente, mesmo aposentado, ainda toca o seu sax, fazendo “bicos” através da arte musical.

DSC05742O polo dos festejos em João Alfredo mais uma vez será a Rua Cel. José Ferreira da Silva, em frente à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no chamado “Corredor da Folia”, que receberá toda a infraestrutura necessária ao bom andamento das festividades.

As pessoas que desejarem comercializar bebidas e comidas durante os eventos no “Corredor da Folia” devem procurar Neguinho Alves na Secretaria Municipal de Educação, a fim de fazer o devido cadastramento.

A programação começará no próximo dia 26, quarta-feira, com o Bloco “Flor da Idade”, composto por idosos, comandado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social. Após de desfile pelas principais ruas da cidade, haverá um baile no Clube Municipal, animado por Nelson & Banda.

As bandas que animarão o palco do polo “Corredor da Folia” são as seguintes: Nelson & Banda, Paulinho Pierre, Frevo Mania, Zero Bala, Fibras Neon, Luará, Alta Pressão, Toma Aí, Valda Sedícias & San Riah, Inocentes do Pagode, Instinto Selvagem, Capim com Mel e 100 Vergonha. As troças, caboclinhos e os blocos uniformizados darão seus toques de alegria e garbosidade.

Os arrastões serão puxados pelas orquestras Boa Vista e do Lolota, além de paredões de som. As despesas dos folguedos carnavalescos de João Alfredo serão custeadas com recursos próprios da Edilidade Municipal.

O tema da decoração das principais praças e ruas da cidade, idealizada e confeccionada pelos artistas Tony Araújo e Lili Gomes, será “Pierrôs e Arlequins no Baile de Máscaras”.

Outro item que está merecendo atenção especial é o da Segurança Pública e para tanto está sendo emitido ofícios às instâncias competentes, a fim de que a folia joãoalfredense seja realizada de forma tranquila. Além das polícias Militar e Civil, a municipalidade está contratando uma equipe particular de seguranças.

João Alfredo tem a tradição de realizar um dos melhores carnavais da região, e neste ano não será diferente, conforme prevê a prefeita Maria Sebastiana.

13 Comentários

  1. ana disse:

    Caro amigo Dimas não tenho nada contra o sr.Durval mas acho que o homenageado do nosso carnaval deveria ter sido Mauro de Biu fogueteiro essa sim seria uma bela homenagem

    • Dimas Santos disse:

      Respeito tua opinião, prezada Ana, mas o saudoso MAURO deverá ser homenageado noutra oportunidade. Carnaval é festa de alegria, muita folia, muita animação,e geralmente só se homenageia gente viva. Em 2011 o DANDA foi homenageado e foi “quebrada” essa tradição de se reconhecer determinadas pessoas enquanto vivas, no período momesco. Mas tua opinião deve ser levada em conta e respeitada. A mesma coisa acontece em relação às mulheres. Talvez no próximo ano seja homenageada uma mulher… Já está em tempo.

  2. tattiii disse:

    O carnaval de João Alfredo sem dúvida nenhuma, é o melhor da região… Só acho que deveriam pensar no espaço do evento. A rua é larga mais eh curta, dao fica a luta pelo espaço das barracas e da população.Fora q na esquina do ponto dos Toyotas fica a guerra de som dos paredões… Fica dificil escutar o som do palco ja q não podemos, mães com filho pequeno chegar tão perto do palco. Ou então, vamos organizar essas barracas colocando elas mais p tras..deixando mais espaços p nós foliões. e proíbem esses donos de paredões muito próximo ao palco. O ano passado foi dificil nesses aspectos…Pensem com carinho na situação.

    • Dimas Santos disse:

      Concordo plenamente com você. Mas essa decisão não depende só de mim. Por mim, todas as festas de nossa cidade seriam noutros locais que não fosse essa Rua Cel. José Ferreira e imediações. É que nossa cidade está com relativo número de automóveis e as obstruções das ruas adjacentes à Cel. José Ferreira prejudica a mobilidade na cidade. Existe também o problema da Segurança, pois uma algazarra qualquer provocaria acidentes com as pessoas. “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. No futuro, quem sabe? Quanto às sugestões para a festa, são bem vindas…

  3. Jessé disse:

    Acho que dar valor as bandas da terra é louvável , só espero que eles se preparem para tal. João Alfredo a muito tempo deveria ter um espaço para eventos, na rua presidente kennedy não faz por conta de politicagem e nesta rua é muita gente deixa de ir por ser muito apertado e perigoso . Gostaria muito que a prefeitura ( organizadora do evento ) arquitetasse junto com o poder judiciário uma proibição desees tais paredões de som que não tem hora e nem local . INCOMODAM PRA VALER.

  4. JACIEL AZEVEDO disse:

    EU FIQUEI MUITO FELIZ EM VER QUE FOI DADO APOIO ÀS BANDAS LOCAIS E MAIS AINDA EM VER QUE A BANDA INOCENTES DO PAGODE ENTROU NA LISTA. AFINAL, TEMOS QUE VALORIZAR NOSSAS BANDAS, NOSSA CULTURA.PARABÉNS A TODOS,SÓ ACHO QUE A RUA EM QUE SERÁ REALIZADO TAL EVENTO NÃO ESTÁ APTA MAIS PARA FESTAS DESSE PORTE. A CIDADE CRESCEU E PRA ISSO TEMOS OUTRAS AVENIDAS IMPORTANTES. NO MAIS, TUDO CERTO…

  5. Leonardo disse:

    Não permitiremos que os paredões de som prejudiquem a Festa da cidade. Tragam informações. Estaremos de posse de Decibelimetro para coibir qualquer tipo infração, do tipo.

    MAJ PM LEONARDO
    Comandante do 22oBPM

  6. Pablo Jeovane disse:

    Mesmo fazendo uma boa administração, a prefeita Maria Sebastiana e seu grupo,os quais muito estimo, nós temos que lembrar do problema de qualquer gestão é sempre deixar para contratar a orquestra de última hora. Por este motivo cada vez mais músicos estão indo tocar em outras cidades, tais como Olinda e Recife; onde são valorizados cultural e financeiramente.
    Este ano são cerca de vinte músicos que passarão as festividades Carnavalescas fora de sua terra. Todos são unanimes que queriam ficar aqui. Mas como?
    Tentei contato desde dezembro com vários membros da prefeitura e não obtive sucesso em saber alguma informação sobre a orquestra no Carnaval 2014. Até que na última terça fomos eu, Crea e Genilson a Prefeitura tentar falar com a prefeita. A moça da recepção de pronto nos disse que ela só atenderia se fosse emergência, apesar de nós contarmos toda história. A prefeita estava numa reunião e a Chefe de Gabiente nos pediu que procurássemos Dimas Santos. Fomos procurar e descobrimos que ele estava na tal reunião, sem saber de nada.
    No outro dia falamos com Dimas, o qual nos recebeu bem e nos explicou o contexto do esperado para as festividades, daí que começamos mais uma etapa da novela: Sr Durval, homenageado Carnaval 2014, diz ter uma orquestra; mas com quais músicos? e que condições de saúde? E o mesmo ainda relata que a prefeita deu carta branca para que fizesse sua orquestra.
    Só sei que os músicos que restaram estão na Orquestra do Lolota ou na Orquestra Boa Vista. Orquestra Boa Vista esta que ouvi boatos que tocaria em Vertentes todo Carnaval.
    Faltando menos de quinze dias para o Carnaval, os músicos que aqui ficaram não sabem se vão tocar, não sabem valor exato do contrato ou quantas tocatas terão.
    E a pergunta que fica é; até quando todo ano vamos sustentar tal situação?

    • Dimas Santos disse:

      Amigo Pablo. Informo que ainda não consegui falar com a prefeita Maria Sebastiana a respeito desse problema das orquestras-de-rua que animarão o nosso Carnaval. Também friso que não ocupo cargo algum na gestão municipal; apenas ajudo quando sou convidado. Portanto, não tenho o poder de decisão a respeito desse problema. Sua opinião merece todo o respeito, mas reafirmo que não sou nada nessa questão. Apenas um ex-folião que tenta ajudar nalguma coisa…Sou consciente de que já “passei” nesse aspecto. Bons tempos…

  7. Pablo Jeovane disse:

    Sei bem Dimas, entendo perfeitamente. E Desde já agradeço pela ajuda em tentar conversar com a prefeita. Agradeço em nome dos músicos.
    Citei seu nome na minha opinião justamente por está, mesmo sem poder de decisão, tentando nos ajudar.

  8. felipe disse:

    Dimas Santos, o que fazer com o mela mela todos os dias? Antes só era permitido na terça feira, agora já começa no sábado e segue domingo, segunda e terça. Nós foliões não aguentamos mais: mel, farinha, farelo,tinta xadres, ovo ,óleo queimado, etc

    • Dimas Santos disse:

      Prezado Felipe. Esse assunto por certo constará da pauta da reunião que o promotor de Justiça e representante do 22º BPM-PE farão na quarta-feira (26) com representantes de blocos e entidades. É difícil controlar o povão nesse aspecto. Seria mesmo que proibir aquela brincadeira do “buscapés”. Carnaval é entrudo, que significa liberdade, libertinagem, bagaceira e muita coisa desmantelada. Acho que quem quiser ficar limpo durante o entrudo, que cuide de ficar em casa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.