João Alfredo – Audiência pública debate Gestão Integrada de Resíduos Sólidos…

10981337_2043768452428786_1589967688877505657_n

A Prefeitura de João Alfredo promoveu na manhã de segunda-feira (25) uma Audiência Pública para debater  o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O evento foi realizado no clube municipal com a presença dos secretários municipais Severino Souza (Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente), Severino Moacyr (Obras e Urbanismo) e Solange Chaves (Mulher), vereador David Santos (PTB), representante de Ministério Público, diretores, representantes de entidades, estudantes e populares.

A abertura ficou por conta do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, o agrônomo Severino Souza. “Este evento projeta as metas a serem atingidas para tratar de forma sustentável o problema dos resíduos sólidos produzidos no nosso município, atacando desde sua origem, identificando a finalidade, pontuando os problemas causados e mostrando soluções, como aterro sanitário, diminuindo os impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos” disse Souza.

PLANO – O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos cumpre a Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O plano também é condição fundamental para que o município tenha acesso aos recursos da União, destinados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos.

São alguns dos objetivos do plano: identificar áreas favoráveis para destinação dos resíduos; parcerias com outros municípios; definir regras para transporte e gerenciamento de resíduos sólidos; estabelecer políticas de implementação e operacionalização do plano; elaborar programas e ações de capacitação técnica e educação ambiental que promovam reutilização e reciclagem de resíduos sólidos.

O plano também prevê solução para o descarte de entulho, que vem crescendo a cada dia por conta do desenvolvimento imobiliário e industrial acelerado da cidade. Ou seja, acabar com o lixo doméstico é um desafio da administração, mas também a criação de diretrizes para o entulho da construção civil, como utilizar tecnologias que transformem o entulho em areia, brita ou materiais que podem ser usados na pavimentação asfáltica, por exemplo.