Jardel do Toyota Rosinha terá reportagem na Rede Globo de Televisão…

11986450_869785376432741_6106627401299894514_n

Há três anos que Jadeilson Ferreira Campos, hoje com 36 anos, solteiro, conhecido por “Jardel do Toyota Rosa”,”Rosinha do Amor” ou “Rosinha do Toyota”, é a principal atração das praças de transportes alternativos de passageiros das cidades de João Alfredo e Salgadinho.

Jardel é natural da comunidade do Salobro, zona rural norte de Salgadinho, Agreste Setentrional, onde ainda reside com os pais agricultores. Sua preferência pela cor rosa vem da infância, mas, como faz questão de frisar, independe de sua orientação sexual. “Temos que acabar com essa história de criticar as pessoas por causa de suas preferências seja lá do que for. Quem gosta do verde, ame o verde; quem gosta do azul, ame o azul, e assim  por diante. O mundo ficará melhor quando todos se respeitar”, disse Jardel. 

O motorista quando deixou as atividades agrícolas para comprar seu Toyota Bandeirante, com a ajuda do pai, a primeira providência foi pintar o veículo na sua cor predileta: rosa. Também modificou a documentação para evitar problemas com a polícia rodoviária. E para aumentar a curiosidade dos amigos e passageiros, reforçou o próprio vestuário na cor considerada apropriada para as mulheres. “Até minhas cuecas são rosinha e vez por outra pinto até a cabeça”, exagera o cidadão. 

E quem vê Jardel na labuta diária chamando passageiros ou carregando o bagageiro do “Toyota Rosinha”, procura trejeitos homossexuais no rapaz em vão, pois o mesmo se declara “cabra macho”, mas faz questão de expurgar qualquer noção de preconceito em relação aos outros. Aliás, Jardel tem até fama de namorador e já não casou porque não quis. Outro detalhe: nunca tomou bebida alcoólica nem fumou, mas adora participar de baladas e farras com amigos. 

Os passageiros mais idosos admiram e se divertem com a descontração do Jardel, muitos até se declarando como seus fãs e clientes preferenciais. “Nesta linha de Salgadinho a João Alfredo tenho muitos amigos e amigas que só viajam comigo, numa espécie de fidelidade, pois mantenho respeito e consideração a todos, lição que recebi dos meus pais”, gaba-se o Rosinha.

atoyota

Rede Globo

Na tarde do último domingo (6) Jardel recebeu uma ligação da Central Globo de Produções, do Rio de Janeiro, confirmando o interesse de uma reportagem com o motorista e posterior participação no Programa da Fátima Bernardes, apresentado todas as manhãs na Vênus Platinada. 

Jader informou ao blog que durante esta semana a equipe estará nas cidades de João Alfredo e Salgadinho para colher imagens e depoimentos para a esperada reportagem. Adiante será a vez do mesmo viajar ao Rio de Janeiro e mostrar a todo o Brasil a sua luta contra o preconceito, usando o seu equipamento de trabalho e seu vestuário. 

Sem preconceitos

O motorista salgadinense prova que somente com maior entendimento de nós mesmos , podemos perceber que muitos dos preconceitos que sofremos está em nós mesmos e dessa forma podemos lidar melhor com isso.

Que devemos respeitar o semelhante e compreender que cada pessoa é diferente, também diminui o preconceito. Que o respeito às diferenças e amor ao próximo, essas são as palavras de uma convivência mais harmoniosa entre as pessoas.

Enfim, prova que nada justifica a discriminação, nada justifica o preconceito, seja ele político ou social, de cor ou credo, ou contra qualquer tipo de deficiência.

atoyota2

Fotos: João Alberto e Ênio Andrade