25 de agosto é o 237.º dia do ano no calendário gregoriano (238.º em anos bissextos). Faltam 128 dias para acabar o ano.
-
766 — O imperador Constantino V humilha dezenove oficiais de alto escalão, depois de descobrir uma conspiração contra ele. Executa os líderes, Constantino Podopáguro e seu irmão Estratégio.
-
1248 — A cidade holandesa de Ommen recebe direitos de cidade e direitos de fortificação de Otto III, arcebispo de Utrecht.
-
1258 — O regente Jorge Muzalon e seus irmãos são mortos durante um golpe liderado pela facção aristocrática, abrindo caminho para que seu líder, Miguel VIII Paleólogo, acabe por usurpar o trono do Império de Niceia.
-
1270 — Filipe III torna-se rei da França após a morte de seu pai o rei Luís IX, em Túnis, durante a Oitava Cruzada.
-
1543 — António Mota e alguns companheiros tornam-se os primeiros europeus a visitar o Japão.
-
1580 — Guerra da Sucessão Portuguesa: a vitória da Espanha na Batalha de Alcântara resulta na União Ibérica.
-
1609 — Galileu Galilei apresenta seu primeiro telescópio para os legisladores venezianos.
-
1630 — As forças portuguesas são derrotadas pelo Reino de Kandy na Batalha de Randeniwela no Sri Lanka.[1]
-
1660 — Revolta da Cachaça, no Rio de Janeiro, motivada pelo aumento de impostos excessivamente cobrados aos fabricantes de aguardente.
-
1758 — Guerra dos Sete Anos: Frederico II da Prússia derrota o exército russo na Batalha de Zorndorf.
-
1814 — Guerra de 1812: no segundo dia do incêndio de Washington, as tropas britânicas incendeiam a Biblioteca do Congresso, o Tesouro dos Estados Unidos, o Departamento de Guerra e outros edifícios públicos.
-
1825 — O Uruguai se proclama independente do Império do Brasil.
-
1830 — Começa a Revolução Belga.
-
1833 — Guerra Civil Portuguesa: concentração das forças miguelistas em torno de Lisboa.
-
1835 — O primeiro artigo do grande engodo da Lua é publicado no The New York Sun, anunciando a descoberta de vida e civilização na Lua.
-
1875 — O capitão Matthew Webb torna-se a primeira pessoa a atravessar a nado o Canal da Mancha, viajando de Dover, na Inglaterra, a Calais, na França, em 21 horas e 45 minutos.
-
1883 — França e Vietnã assinam o Tratado de Huế, reconhecendo um protetorado francês sobre Annam e Tonkin.
-
1894 — Shibasaburo Kitasato descobre o agente infeccioso da peste bubônica e publica suas descobertas no The Lancet.
-
1904 — Guerra Russo-Japonesa: começa a Batalha de Liaoyang.
-
1914 — Primeira Guerra Mundial: o Japão declara guerra à Áustria-Hungria. Início do saque de Lovaina, Bélgica, que durou cinco dias.
-
1916 — Criado o Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos.
-
1920 — Guerra polaco-soviética: Batalha de Varsóvia, que começou em 13 de agosto, termina com a derrota do Exército Vermelho.
-
1933 — O terremoto de Diexi, com uma magnitude de momento de 7,3, atinge o condado de Mao, Sichuan, China e mata 9 000 pessoas.[2]
-
1939
-
O Exército Republicano Irlandês realiza o atentado de Coventry em 1939, no qual cinco civis foram mortos.
-
O Reino Unido e a Polônia formam uma aliança militar na qual o Reino Unido promete defender a Polônia em caso de invasão por uma potência estrangeira.
-
-
1940 — Segunda Guerra Mundial: primeiro Bombardeamento de Berlim pela Força Aérea Real Britânica.
-
1941 — Segunda Guerra Mundial: invasão anglo-soviética do Irã: o Reino Unido e a União Soviética encenam conjuntamente uma invasão do Estado Imperial do Irã.
-
1942 — Segunda Guerra Mundial: segundo dia da Batalha das Ilhas Salomão Orientais; um comboio de transporte naval japonês em direção a Guadalcanal é impedido por um ataque aéreo aliado.
-
Segunda Guerra Mundial: Batalha de Milne Bay: fuzileiros navais japoneses atacam aeródromos aliados na Baía Milne, Nova Guiné.
-
1944 — Segunda Guerra Mundial: Paris é libertada pelos Aliados.
-
1945
-
Dez dias após o fim da Segunda Guerra Mundial com o Japão anunciando sua rendição, apoiadores armados do Partido Comunista Chinês matam o oficial de inteligência dos EUA John Birch, considerado como a primeira vítima da Guerra Fria.[3]
-
A Revolução de Agosto termina com a abdicação do imperador Bảo Đại, encerrando a dinastia Nguyễn.
-
-
1950 — Para evitar uma ameaça de ataque durante a Guerra da Coréia, o presidente Truman ordena que o secretário do Exército, Frank Pace, assuma o controle das ferrovias do país.[4]
-
1958 — O primeiro macarrão instantâneo comercializado publicamente, Chikin Ramen, é introduzido pelo empresário taiwanês-japonês Momofuku Ando.[5]
-
1960 — Começam os Jogos da XVII Olimpíada em Roma, Itália.
-
1961 — O presidente Jânio Quadros, do Brasil, renuncia após apenas sete meses no poder, iniciando uma crise política que culmina em um golpe militar em 1964.
-
1967 — George Lincoln Rockwell, fundador do Partido Nazista Americano, é assassinado por um ex-membro de seu grupo.
-
1980 — Zimbabwe se junta à Organização das Nações Unidas.
-
1981 — A espaçonave Voyager 2 faz sua aproximação mais próxima de Saturno.
-
1989 — A espaçonave Voyager 2 faz sua aproximação mais próxima de Netuno.
-
1991
-
Bielorrússia conquista sua independência da União Soviética.
-
Começa a Batalha de Vukovar. Um cerco de 87 dias de Vukovar pelo Exército Popular Iugoslavo (JNA), apoiado por várias forças paramilitares sérvias, entre agosto e novembro de 1991 (durante a Guerra de Independência da Croácia).
-
Linus Torvalds anuncia a primeira versão do que será o Linux.
-
-
1997 — Egon Krenz, ex-líder da Alemanha Oriental, é condenado por uma política de atirar para matar no Muro de Berlim.
-
2005 — Furacão Katrina atinge a Flórida.
-
2006 — O ex-primeiro-ministro da Ucrânia Pavlo Lazarenko é condenado a nove anos de prisão por lavagem de dinheiro, fraude eletrônica e extorsão.
-
2012 — Provável data em que a sonda Voyager 1 se tornou o primeiro objeto construído pelo homem a sair do Sistema Solar.
-
2017
-
O Furacão Harvey atinge o Texas como um poderoso furacão de categoria 4, o mais forte dos Estados Unidos desde 2004. Nos próximos dias, a tempestade causa inundações catastróficas em grande parte do leste do Texas, matando 106 pessoas.
-
Conflito no estado de Rakhine: Cento e setenta pessoas são mortas em pelo menos 26 ataques separados realizados pelo Exército de Salvação Arakan Rohingya, levando os governos de Mianmar e da Malásia a designar o grupo como uma organização terrorista.[6][7][8]
-