.
DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
.
Na segunda metade do século XIX surgiu o movimento abolicionista, que defendia a abolição da escravidão no Brasil. Joaquim Nabuco foi um dos principais abolicionistas deste período. A região Sul do Brasil passou a empregar trabalhadores assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros, a partir de 1870. Na região Norte, as usinas produtoras de açúcar substituíram os primitivos engenhos, fato que possibilitou o uso de um número menor de escravos.
Já nos principais centros urbanos, era grande a necessidade do surgimento de indústrias. Visando não causar prejuízo financeiros aos proprietários rurais, o governo brasileiro, pressionado pelo Reino Unido, foi alcançando seus objetivos lentamente. A primeira etapa do processo foi tomada em 1850, com a extinção do tráfico de escravos no Brasil.
Vinte e um anos mais tarde, em de 28 de setembro de 1871, foi promulgada a Lei do Ventre-Livre. Esta lei tornava livres os filhos de escravos que nascessem a partir da decretação da lei. No ano de 1885, foi promulgada a lei Saraiva-Cotegipe (também conhecida como Lei dos Sexagenários) que beneficiava os negros com mais de 65 anos de idade. Foi somente em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que a liberdade total e definitiva finalmente foi alcançada pelos negros brasileiros. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel (filha de D. Pedro II), abolia de vez a escravidão em nosso país.
.
1809 – O exército francês, comandado por Napoleão Bonaparte, ocupa Viena;
1809 – Com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil é fundada a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, predecessora da Polícia Militar do Distrito Federal e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro;
1811 – Abertura ao público da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, inicialmente só para os nobres;
1811- Abertura ao público da Biblioteca Pública da Bahia;
1883 – Santa Teresa de Lisieux relatou que neste dia ela começou a se recuperar da doença de tremores nervosos após ter recebido uma visão da Virgem Maria.
1888 – Sanção da Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil;
1899 – Foi fundado o Esporte Clube Vitória, clube de futebol do Estado de Bahia, Brasil.
1905 – Foi fundado o Sport Club do Recife, clube de futebol do Estado de Pernambuco, Brasil.
1917 – Três crianças (pastorinhos) declaram ter visto uma aparição da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal.
1967 – Entra no ar, em São Paulo, a TV Bandeirantes.
1981 – O Papa João Paulo II sofre um atentado na Praça de São Pedro, no Vaticano.
1982 – João Paulo II visita pela primeira vez o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
.
.