Hoje:
26/01/2020
Lula antecipa apoio a candidatura de Marília Arraes
26/01/2020

História das Eleições – João Lyra foi suplente de Jarbas em 1978

O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) tem hoje no deputado estadual Tony Gel (MDB) um dos principais aliados em Pernambuco. Em Caruaru, os dois já fazem uma parceria de mais de 20 anos, com ambos pedindo votos para o outro. Na eleição de 2014 houve até dobradinha entre ambos, com Jarbas disputando pra federal e Tony pra estadual.

Mas em outros tempos o aliado de Jarbas aqui era outro. Na eleição de 1978, por exemplo, Jarbas disputou a eleição para o senado e um dos suplentes do então candidato foi João Lyra Filho, avô da atual prefeita Raquel Lyra (PSDB). João era filiado ao MDB. O outro nome na chapa de suplente foi Ênio de Sá Leitão, também do MDB.

A aliança acabou perdendo a eleição. Na época foi eleito pela Arena Nilo Coelho. O curioso é que Jarbas teve 654.592 votos contra 367.720 de Nilo. No entanto, na época as legendas poderiam ter mais um candidato e os votos da chamada sublegenda eram somados. João Monteiro da Arena 2 obteve 325.777 votos e com isso Nilo foi eleito.

A outra vaga era por indicação do chamado mandato biônico e foi indicado pelo governo militar Aderbal Jurema (Arena). Nessa mesma eleição o governador indicado foi Marco Maciel, que tinha como vice Roberto Magalhães. Todos eram da Arena. (Blog Mário Flávio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.