A luta pelo direito das mulheres vem progredindo não só no Brasil, mas em todo o mundo. Alguns avanços já foram conquistados nas últimas décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. No entanto, no que se refere à representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado. Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas.
No Brasil, aos poucos esse tabu vem sendo quebrado e em João Alfredo não é diferente. Em 2004, Maria Sebastiana foi eleita prefeita do município, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo na história local. Atualmente Maria está no terceiro mandato de prefeita. Na legislatura 2009/2012, das nove cadeiras da Casa Dr. Arsênio Meira Vasconcelos, seis eram ocupadas por mulheres. Atualmente o Poder Legislativo joãoalfredense é composto por 13 integrantes, dos quais três são mulheres.
Heide com o deputado federal Eduardo da Fonte
Pelo cenário atual, já dá para afirmar que nenhuma mulher está cotada para a disputa majoritária em João Alfredo. Na disputa proporcional, com o fim das coligações partidárias nessa categoria, cada partido poderá apresentar 14 candidatos e 6 candidatas. E é justamente nesta cota destinada às candidaturas femininas que a autônoma Heide Aparecida da Silva Souza, 31 anos, casada, mãe de três filhos pretende disputar o mandato de vereadora pelo Progressistas (PP), no grupo liderado na Cidade Feliz pelo ex-deputado estadual Zé Maurício Cavalcanti.
“Tenho recebido incentivo de muitos amigos, amigas e familiares, em especial de Zé Maurício e do deputado federal Eduardo da Fonte, para seguir nesta batalha que não é fácil, mas não impossível, pois tenho fé em Deus e vontade de trabalhar pelos mais necessitados da nossa terra. Sou uma mulher determinada e de coragem. Participo da atividade política há muito tempo ajudando outros políticos; agora chegou a minha vez”, frisa Heide.
A pré-candidata ao ser indagada pelo blog se o seu projeto político não iria causar aborrecimentos com outros postulantes, afirmou que a Câmara Municipal de João Alfredo tem 13 cadeiras e ela almeja apenas uma. “Vou lutar para conquistar o meu espaço sem agredir nem atrapalhar a ninguém; já diz o ditado que o sol nasce para todos. Não tenho recursos financeiros, mas tenho ajudado muita gente a resolver seus problemas; uma mão lava a outra”, pontuou.
Na manhã de ontem Heide, ex-universitária de Educação Física, prestigiou a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Alfredo e acompanhou os debates de parte dos edis. “Não vejo dificuldades em exercer a função de vereadora; muito embora saiba que quem tem este mandato atua mais fora deste plenário. O vereador tem um papel importante na comunidade e disso sou consciente”, declarou.
Ainda em ritmo de pré-campanha, Heide reforça as sondagens de apoios na base do corpo-a-corpo nos locais de grande fluxo de pessoas, como as agências bancárias, escolas e até igrejas, divulgando suas ideias e colhendo dados para o debate que promoverá quando iniciar a campanha eleitoral. Quanto à definição do seu candidato a prefeito, ela foi taxativa: “torço para que Zé Maurício e Zé Martins cheguem a uma união, pois só assim teremos melhores condições de vitória. Caso não seja possível, votarei e trabalharei para Zé Maurício que é o líder do meu partido”, finalizou. (fotos divulgação)