Dudu da Fonte tem encontro com Lula e faz mistério…
05/06/2014
“Volta” de Lula é exaltada por petistas nas redes…
05/06/2014

Guilherme Uchoa cobra pressa do STF para julgar redução de bancadas no Estado…

guilherme-uchoa-580

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PDT), cobrou pressa do Supremo Tribunal Federal (STF) para avaliar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) aberta pelas assembleias que perderam deputados após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do último dia 27.

O Tribunal decidiu alterar o número de deputados em 13 estados para adequar a bancada federal à nova configuração populacional. Pernambuco e outros sete estados perderam parlamentares. A diminuição de um deputado federal na bancada pernambucana pode causar a diminuição de duas vagas na Alepe; às vésperas da eleição.

Uchoa e os presidentes das assembleias que perderam deputados vão se reunir em Brasília na próxima semana. O grupo argumenta que o TSE não tem competência jurídica para tratar de matéria constituicional; por isso recorreram ao Supremo.

Uchoa representa a cobrança da agilidade porque as convenções partidárias que definem os candidatos dos partidos aos cargos eletivos começam na próxima terça-feira (10). Os cálculos eleitorais passam pelo número de cadeiras disponíveis nas Casas Legislativas. (Jamildo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.