Reflexão do dia
12/05/2014
Arquivo Fotográfico
12/05/2014

Fique Sabendo…

 logo

Sinal Vermelho 

Em recente reunião, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico cravou pela primeira vez – e com precisão – o risco de falta de energia do sistema elétrico. Diz o Comitê, em nota: – Simulando-se o desempenho do sistema por meio de 2 000 séries sintéticas de afluências, os valores para o risco de qualquer déficit de energia passam para 6,7% e 1,9%, para as regiões Sudeste /Centro-Oeste e Nordeste, respectivamente. Como o limite considerado tolerável para garantir o abastecimento do sistema com segurança é de 5%, já se cruzou o sinal vermelho. (Veja)

*************************

Telefonia móvel virtual

Os Correios deverão começar a oferecer, até o fim do ano, serviços de telefonia celular.

A autorização do Ministério das Comunicações para a prestação de serviços de telefonia móvel virtual, chamada de MVNO (Mobile Virtual Network Operator, ou operadora móvel com rede virtual, em tradução livre), foi divulgada semana passada e permite que a estatal firme parceria com empresas do setor de telecomunicações para oferecer o serviço a seus clientes.

A primeira etapa de atuação dos Correios, prevista para ser implantada em outubro, terá a comercialização de chips e recarga de créditos. A segunda etapa incluirá venda de aparelhos e está prevista para o primeiro semestre de 2015. A previsão é levar o serviço a 8 milhões de pessoas em cinco anos, tanto nos grandes centros, como em localidades menores e mais remotas.

O serviço de MVNO consiste na prestação do serviço móvel celular por meio da rede de uma operadora tradicional, atuando sem rede própria em nichos de mercado onde as operadoras tradicionais não tenham interesse de atuar.

*************************

Em fase de crescimento 

O tucano Aécio Neves avançou de 16% para 20% das intenções de voto, Dilma Rousseff (PT) oscilou um ponto para baixo, Eduardo Campos (PSB) oscilou um para cima. Mas o potencial de votos de cada pré-candidato não mudou entre abril e maio.

A pesquisa Datafolha realizada nos dias 7 e 8 de maio mostra que Campos continua o líder por este critério. Quase 90% dos eleitores não votam nele. Mas, conforme os cálculos do instituto, ele tem potencial de abocanhar 64% de seus atuais não eleitores.

No cálculo com os dado do mês passado, sua taxa potencial era de 63%. Com Dilma a situação é inversa. Ela tem 37% das intenções de voto, 63% de não eleitores, portanto. Mas, devido a alta rejeição (35%) e outros fatores, seu potencial é obtenção de novos votos é o mais baixo, 20% —o mesmo índice de abril.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.