Fim da Lei do Bem pode deslocar período de compras de eletrônicos no País para fim de novembro…

1670

A Lei do Bem, conjunto de isenções fiscais para computadores pessoais, celulares, tablets, modens e roteadores, chega ao chega ao fim daqui a pouco mais de um mês. Os consumidores que pretendem usar o 13º salário ou o Black Friday – que ocorre em 27 de novembro – para adquirir equipamentos eletrônicos têm até o dia 30 de novembro para comprar sem o aumento dos tributos.

Instituída em 2005, a lei garantia isenções que variam entre 3,65% e 9,25%, dependendo do sistema de tributação da empresa varejista. Com o fim das isenções e a alta variação cambial no ano – com o dólar superando os R$ 4 – a expectativa é de um aumento de no mínimo 10% nos preços de produtos eletrônicos já a partir do dia 1º de dezembro, segundo a Intel – multinacional de tecnologia na área de circuitos integrados (como processadores e chipsets).

A Black Friday, que tem marcado o início da temporada de compras de Natal, será uma das últimas oportunidades para o consumidor brasileiro adquirir um dispositivo antes da alta de preços. Os eletrônicos, e em especial os computadores, tablets e smartphones, tem estado no topo da preferência dos consumidores na data e este ano não deve ser diferente. (Folha de PE)