Temer não cumpre ajuda financeira prometida aos municípios…
29/12/2017
Festa de São Sebastião em João Alfredo…
29/12/2017

FEIRA LIVRE na Política…

Vereadores de João Alfredo-PE

Vereadores de João Alfredo-PE

Avaliação da atuação dos vereadores de João Alfredo em 2017…

ADRIANO SANTOS (PSD) – Cumprindo o seu terceiro mandato, Adriano Santos mais atuou junto aos munícipes, especialmente os mais carentes, nas resoluções dos seus problemas. Neste ano parlamentar o edil soube dialogar com a oposição, foi contundente na defesa do governo municipal e não baixou o nível da discussão politica.  Como de costume, agiu sempre com cautela, coerência e companheirismo.

ALEXANDRE MENDES (PTB) – O filho do ex-prefeito Sebastião teve atuação discreta, mas focada na análise das matérias pautadas e na defesa do Governo Municipal. Neste primeiro ano como vereador, procurou mais aprender com os edis mais experientes, não se esquecendo de atender os pleitos de suas bases. Em 2018, com mais bagagem legislativa, o jovem parlamentar promete um mandato mais produtivo.

LEIDE DA MELANCIA (PSD) – Sempre aguerrida, prestativa e dinâmica, Leide tem procurado servir a todos indistintamente. Quando necessário, usa a tribuna para expor suas opiniões acerca das matérias apresentadas, constituindo-se numa ferrenha defensora do Governo Municipal. A atuação da Leide na área social é constante.

DAVID SANTOS (PSD) – É, sem sobra de dúvidas, o mais experiente vereador da atual legislatura. No seu oitavo mandato, David também comanda a Casa Arsênio Meira Vasconcellos pela terceira vez, com uma gestão elogiada por todos os colegas. Com o seu jeito austero, mas conciliador, David apesar de integrar a bancada da situação, mantém completo diálogo com a oposição, mesmo nos momentos de intensos debates.

ANDRÉ XAVIER (PSD) – Médico cardiologista, exercendo o segundo mandato de vereador, está sempre presente aos debates, especialmente na área da saúde. Doutor André é de uma família de políticos, o que o torna destaque nas vezes que usa a tribuna. É um político focado e coerente e sempre defensor da atual gestão. Com denodo, concilia bem seus afazeres profissionais com o mandato parlamentar.

KEINHO (PP) – Também tem se destacado na assistência social e procura tomar posição de acordo com os demais membros da bancada oposicionista. Usou poucas vezes a tribuna, justificando matérias de sua autoria. É um político que tem diálogo com os demais colegas e lideranças políticas, sendo ligado ao  comerciante Alcides de Zé de Vino. 

ERIVALDO VIEIRA (PSB) – Na tribuna Erivaldo teve discursos definidos, soube cobrar do governo municipal e não fugiu dos embates quando estes apareceram. No segundo semestre o vereador reforçou suas críticas construtivas ao Governo Municipal e chega ao final do ano sabendo o que quer em 2018. Por certo, terá uma atuação mais firme e contundente como oposição, ganhando mais respeito dos adversários políticos e maior espaço na bancada oposicionista na Câmara de João Alfredo.

JÚNIOR DE DEZIM (PSD) – Apesar do seu jeito extrovertido, Júnior exerce seu mandato legislativo com prestação de serviços junto ao eleitorado e participação nos debates. Sempre que necessário, defende os interesses da atual gestão municipal, mas procura cobrar da municipalidade ações aonde entende ser necessárias para o bem da coletividade.

WALQUE DUTRA (PSD) – A falta de segurança pública e o que considerou como deficiente atuação da Compesa foram os principais focos do vereador Walque em 2017. Também não baixou a guarda no tocante à defesa do governo municipal, nas vezes em que a oposição intensificou os ataques. Walque continua se destacando na área cultural, principalmente no período carnavalesco.

JOANNA AMÉLIA (PSB) – Sem dúvidas alguma, o mandato parlamentar da vereadora Joanna Amélia em 2017 foi cumprido com louvor, tendo uma avaliação que podemos dizer que foi a REVELAÇÃO da CMJA neste ano. A vereadora foi participativa em todos os quesitos, com destaque para a qualidade e execução de algumas de suas proposições. No campo político, Joanna Amélia seguirá em 2018 entre a liderança do ex-vice-prefeito Zé Martins (PSB) e a grande aproximação que está tendo com o deputado Zé Maurício (PP).

JOZIVAN GUEDES (PP) – O vereador Jozivan fez bem o seu dever de casa como parlamentar no corrente ano, tendo momentos considerados bons ao longo de 2017. Jozivan procurou mostrar a sua cara e inclinou seu mandato para as comunidades que representa especialmente a região leste do município. Procurou seu estilo próprio, defendendo o que fosse melhor para o povo.

JOACIR CRISTÓVÃO-Oim (PSB) – OIM foi cauteloso em 2017, e parece manter este estilo em 2018, defendendo o que seja benéfico á população. De notável discrição, não deixou de se posicionar quando necessário, sempre defendendo a união da bancada oposicionista. Mas faz questão de frisar que visa o bem estar do povo, acima dos interesses partidários. 

ROSA DE RIBEIRO GRANDE (PSB) – A maior preocupação da vereadora Rosa de Ribeiro Grande neste primeiro ano de mandato foi na aprovação de matérias que realmente, a seu entender, fizeram diferenças para que as pessoas possam viver melhores. Seu estilo cauteloso e sereno em discutir os assuntos, tem lhe rendido o respeito dos colegas de legislatura.

Maria – Durante recente entrevista na Rádio Jornal Limoeiro, a prefeita Maria Sebastiana (PSD) nominou os seus candidatos para as eleições de 2018: Paulo Câmara – PSB (governador), André de Paula – PSD (deputado federal) e Romário Dias – PSD (deputado estadual). A novidade fica por conta da troca de Jorge Corte Real-PTB (3.507 votos JA-2014) por André de Paula-PSD (123 votos JA-2014). Para a Presidência da República e Senado, Maria espera a deficição das candidaturas.

Clodoaldo – Muito presente tanto em atos de campanha à reeleição de Maria Sebastiana, quando em eventos da gestão municipal, muita gente esperava que o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) fosse o escolhido para representar o grupo político da situação em João Alfredo na disputa para a Alepe. Dinâmico, destacável oratória e de grande carisma, Clodoaldo por certo arrebatará muitos votos em João Alfredo ano vindouro, independente de indicação de lideranças. Podem esperar…

Aliança – A aliança entre PT e PSB para a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB) está caminhando a passos largos de ser consolidada. O deputado estadual Odacy Amorim (PT) poderá ser o ser o vice de Paulo Câmara para fortalecer o PSB no sertão do São Francisco, principalmente em Petrolina, onde o senador FBC detém grande liderança. Difícil será convencer a vereadora Marília Arraes (PT-Recife) a desistir de entrar na disputa majoritária.

Potencial – Reeleito em 2014 com uma votação inferior a 2010, o deputado estadual Zé Maurício (PP) tem amplas condições de aumentar seu eleitorado no próximo ano, especialmente em João Alfredo, onde conta com o reforço do ex-vice-prefeito Zé Martins (PSB) e o apoio dos seis vereadores da oposição, além de suplentes e várias lideranças. Nas eleições de 2014 Zé Maurício obteve 3.978 votos em João Alfredo, sendo o candidato mais votado a deputado estadual. Naquele pleito, Zé Martins apoiou Nílton Mota – PSB a estadual (2.092 votos em JÁ).

Oliveira – Praticamente definido pela reeleição do atual governador Paulo Câmara (PSB), o ex-vice-prefeito Zé Martins (PSB) fechou acordo com o ex-deputado Severino Cavalcanti (PP) e o deputado estadual Zé Maurício (PP) fazendo o grupo oposicionista marchar unido para o pleito de 2018 em João Alfredo: Sebastião Oliveira – PR (deputado federal) e Zé Maurício – PP (deputado estadual). Desta forma, ficaram de fora do apoio do grupo da oposição local os deputados federais Danilo Cabral – PSB (3.003 votos em JA-2014) e Eduardo da Fonte – PP (2.875 votos em JA-2014).

Carreras – Eleito com o apoio irrestrito da prefeitura do Recife em 2014, o deputado federal licenciado Felipe Carreras (PSB) não contará com esse apoio em 2018, pois foi repassado integralmente a João Campos. Com esse movimento, Felipe poderá perder pelo menos 50 mil votos somente na capital, o que fará dele um federal muito menos votado que em 2014. Em João Alfredo, Carreras teve 133 votos em João Alfredo no pleito de 2014. Mas até o presente, ninguém sabe informar qual a liderança que o apoiou. Há quem diga que foi um vereador da situação que “mijou fora do vaso”, nas caladas da covardia…

Reeleição – Apesar a intensa movimentação na mídia, o ex-ministro Bruno Araújo (PSDB) ao que tudo indica será mesmo candidato à reeleição para deputado federal pelo PSDB. A menos que tope a parada para a disputa majoritária ao Governo, atendendo a uma missão do seu partido, a fim de alavancar a candidatura a presidência do atual governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

João Lira – O prefeito João Lira (PSD) do Bom Jardim também está definido com Ricardo Teobaldo (Podemos- deputado federal) e Joaquim Lira (PSD- deputado estadual). Aliás, Lira comemora o fechamento deste ano com o pagamento dos funcionários municipais em dia e várias obras em andamento, além da recuperação econômica e fiscal da municipalidade. 

Jadeval – O deputado estadual Jadeval de Lima (PDT), que em 2014  obteve 326 votos em João Alfredo, trabalha para aumentar a bagagem eleitoral no próximo pleito. Para isso, vez por outra visita amigos e familiares na “Cidade Feliz”. 

Sebastião Mendes – Atualmente ligado à prefeita Maria Sebastiana, o ex-prefeito Sebastião Mendes (PTB) deve apoiar os candidatos da gestora, mas ainda não externou oficialmente sua definição. A nível majoritário estadual, Sebastião tem participado de atos promovidos pela oposição, na condição de petebista. 

MDB – O comando estadual do MDB (ex-PMDB) deverá cair nas mãos do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), apesar do deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB) e vice-governador Raul Henry tentarem esticar a corda no sentido de evitar na justiça que FBC  assuma a presidência estadual. Quando o comando nacional decide, é prego batido e ponta virada.

Cumaru – O vereador Gilvan da Malhadinha (PSC) está firme com o deputado estadual Henrique Queiroz (PR) ou quem o mesmo indicar para o pleito do próximo ano. No entanto, para o Governo do Estado marchará com a oposição ao atual governador Paulo Câmara (PSB). Já o ex-prefeito Eduardo Tabosa Júnior (PSD) votará em André de Paula (PSD-deputado federal) e Vinícius Labanca (PSB- deputado estadual). 

Severino e Maria – Ainda é tempo de parabenizar a prefeita Maria Sebastiana (dia 15 de dezembro) e o ex-deputado federal Severino Cavalcanti (dia 18 de dezembro) pelas passagens de seus aniversários natalícios. 

Aécio 1 – O país assiste atônito a um Congresso Nacional derreter no fogaréu das denúncias de malfeitos envolvendo os seus principais líderes. A esperteza anterior dos congressistas tem se transformado em ações dissimuladas que agridem a inteligência brasileira. A pauta senatorial atual é exclusiva na tentativa de safar a cara do senador Aécio Neves, neto do astuto ex-senador Tancredo Neves. Uma frase dita pelo ex-senador mineiro, de saudosa memória, cai como luva sobre o neto: “A esperteza, quando muita, come o dono”.

Aécio 2 – Aécio Neves é um morto-vivo da política nacional, enquanto Tancredo Neves, embora morto, viverá sempre na memória da boa política brasileira. O neto esqueceu de uma frase de cabeceira do avô que “na política é difícil distinguir os homens capazes, dos capazes de tudo”. Aécio tem comprovado que nossos congressistas são capazes de tudo para se safarem.

Nóbrega – O médico e ex-prefeito de Surubim, Flávio Nóbrega, tem sido figura atuante e participativa de vários eventos promovidos pelas secretaria da Prefeitura Municipal de João Alfredo, apesar de sua ligação com a área de saúde. Sempre que solicitado, o Dr. Flávio diz presente. Nóbrega é pai do atual vice-prefeito Guilherme (de Surubim). 

Limoeiro – O fato pitoresco deste final de ano nesta região, talvez do Estado, foi a promulgação da Lei Orçamentária Anual 2018 de Limoeiro pelo presidente da câmara municipal, em virtude do prefeito João Luís Filho (PSB) não ter feito a sanção ou veto da matéria original aprovada pelo legislativo no tempo regimental. Desta forma, o prefeito trabalhará em 2018 com a LOA sem os 20% de crédito suplementar aberto que pretendia, vetado pela grande maioria dos edis. O detalhe é que maior parte dos prefeitos desta região trabalhará com 40% desta facilidade orçamentária…

Tato Mendes – O presidente do PT João Alfredo, Tato Mendes, circulou recentemente na terrinha com o vereador Diogo Prado (PC do B – Carpina) pré-candidato a deputado estadual. 

Água – Enquanto o governador Paulo Câmara foi hoje a Passira prometer regularizar o abastecimento d’água daquela cidade, o povo de João Alfredo passa as festas de final de ano com vento nas torneiras e com a rodovia PE-88 (Salgadinho a Bom Jardim) em estado deplorável. A questão da água, é inoperância da Compesa. E quanto à estrada, todas as lideranças políticas locais apresentam sempre a mesma desculpa:” a licitação para o asfaltamento e a recuperação da estrada ainda não terminou”…

Notícias – As notícias e fotos para a FEIRA LIVRE poderão ser enviadas para o e-mail dimasprazeres@hotmail.com ou zap 999842209. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.