Quem quiser que brigue por causa de política…
Há oito anos, Paulo Câmara era um desconhecido auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco e Mendonça Filho governava o estado em busca da reeleição.
O governador do PFL (hoje Democrata) tinha, entre os concorrentes, o então deputado federal Eduardo Campos (PSB), que acabou eleito.
Nesta segunda (05), Mendonça, num partido cada vez menor, se alia a Eduardo no projeto de eleger Câmara governador, e, assim, manter o PSB no poder.
Com a entrada do DEM no governo – junto com o Solidariedade, presidido pelo deputado federal ex-democrata Augusto Coutinho – a antiga União por Pernambuco passar a estar 100% abrigada no guarda-chuva governista.
A União por Pernambuco deu as cartas na política do estado por oito anos, entre 1999 e 2006, nos dois mandatos do hoje senador Jarbas Vasconcelos à frente do Palácio do Campo das Princesas.
Além do PFL, a aliança reunia PMDB, PSDB, PR e PV. Hoje, todos esses partidos – e também o PSD, composto por ex-pefelistas – estão na Frente Popular.
Seguindo a cartilha do pragmatismo – em busca de sobrevivência política – os ex-governistas viveram algum tempo na oposição no estado, mas aderiram sem cerimônia.
Haja engenharia para montar chapas proporcionais e votos para eleger tanta gente que optou pelo mesmo lado – o sedutor caminho do poder. (Blog de Política)
Cada um por si…
Segundo revela Vera Magalhães, na sua coluna da Folha de S.Paulo, dirigentes do PSDB já aconselham Aécio a se preparar para um duro embate na luta por uma vaga no segundo turno. ‘Duro, mas com foco nas propostas, sempre acima da linha da cintura’, esclarece um tucano.
Segundo ainda a colunista, aliados de Aécio Neves (PSDB) apostam que o seminário de que o senador participou com Eduardo Campos (PSB) no encontro de empresários, na Bahia, recentemente, foi o último debate político amigável da dupla nessa campanha presidencial.
”Para tucanos e pessebistas, a queda mais acentuada de Dilma Rousseff nas pesquisas deve precipitar o fim do pacto de não agressão. A divergência explicitada por Campos há poucos dias foi vista como um capítulo da nova fase.”
Campanha
Termina na próxima sexta-feira (09) a campanha nacional de vacinação contra gripe. Devem ser imunizados idosos, crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos, gestantes, mães em puerpério (45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A campanha começou no último dia 22 e tem como público-alvo 49,6 milhões de pessoas. A meta do governo é imunizar 80% dessa população. Estão sendo distribuídos 53,5 milhões de doses que protegem contra três tipos de gripe, incluindo a gripe A. Em todo o país, 65 mil postos de saúde e 240 mil profissionais de saúde participam da imunização.
E continua crescendo…
Até o final do ano, o número de celulares no mundo chegará perto do número de habitantes no planeta. Os dados estão sendo divulgados pela União Internacional de Telecomunicações e revelam a explosão no uso dessa tecnologia, inclusive nos países emergentes. Já o acesso à Internet, apesar de também crescer, ainda revela a profunda disparidade entre países ricos e as economias em desenvolvimento. O Brasil, por exemplo, tinha em 2012 as mesmas taxas de penetração da rede que os países ricos dez anos antes. Mas é no setor dos celulares que a diferença entre ricos e pobres é a menor. Até dezembro, o número de celulares vai chegar perto dos 7 bilhões, o representará 96% de todos os habitantes. A penetração de celulares chegará a 90% nos mercados emergentes, contra mais de 120% nas economias ricas. A expansão, em dez anos, foi quase de dez vezes. A situação mais complicada é ainda da África, onde 30% da população ainda não tem acesso. Mas o mercado também está dando sinais de saturação. Em 2014, o setor deve ter o menor crescimento em anos, com uma expansão global de apenas 2,6%. O único crescimento real ocorre nos países emergentes, que representam 75% de todos os celulares vendidos no mundo. (Agência Estado)
Olha a laranja…
Em quase todo canto, a laranja é a fruta da moda, desfila nas passarelas em cor, aroma e sabor de rainha, talvez, rei, quem sabe…. No serviço público, ruas, praças, calçadas e praia ela tem dado o tom. É o estilo do momento. Podemos até não gostar, mas a laranja está com tudo.
Tem político que gosta de laranja e se deleita nos sabores e vantagens que a fruta lhe trás. Meu pai, saudoso ex-vereador Bide, sempre me dizia que: “uma laranja podre estraga o cento…”
Ainda bem que estão usando as bananas para protestar contra o racismo. Mas tem muita gente na política que anda dando bananas nas caras dos eleitores. Vale sempre lembrar Dom Hélder Câmara: “não pensem que o povo é besta…”
“Estou pensando em criar um vergonhódromo para políticos sem-vergonha, que ao verem a chance de chegar ao poder esquecem os compromissos com o povo.” (Brizola)
Contamos com este apoio…
*** A exemplo de outras casas legislativas, a Câmara Municipal de João Alfredo antecipará a eleição para a renovação da Mesa diretoria (biênio 2015/2016) na próxima segunda-feira (12) a partir das 9 horas. A chapa única é a atual, encabeçada pelo vereador Zeca Falcão (PTB).
*** O jovem agricultor Genilson – “Peu” pode não chegar aos 30% dos votantes na eleição para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Alfredo. Mas que está incomodando e provocando “caganeira” no grupo que manda no Sindicato há mais de 30 anos, está sim, e demais…
*** Falando no Sindicato de João Alfredo, o que tem de gente tendo as carteiras atualizadas para votar não está no gibi. Vale tudo para a manutenção do poder…
*** O blá, blá, blá dos políticos governistas é intenso nesta região, mas ninguém explica a paralisação dos serviços de construção do trecho da rodovia PE-88 que liga João Alfredo a Salgadinho. E ainda têm a cara de pau de pedir votos por estas bandas…
*** Comunicação institucional com o público é fundamental para qualquer governante…
*** A União dos Vereadores de Pernambuco – UVP, realizará nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2014, mais um Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais, no auditório do Teatro Difusora – Shopping, em Caruaru.
*** O município do Bom Jardim – PE já respira clima de campanha política. O atual prefeito Miguel Barbosa (PP) indicou seus pré-candidatos a deputados Aluísio Lessa (estadual-PSB) e Betinho Gomes (federal-PSDB). Marchará com a chama majoritária da Frente Popular de Pernambuco. Por sua vez, o ex-prefeito João Lira (PP) já botou o bloco na rua, alardeando sua pré-candidatura a uma cadeira na Alepe, apoiando Armando Monteiro Neto (governador) e João Paulo (senador). Lira segue Eduardo da Fonte (PP), para deputado federal.
*** Ainda em Bom Jardim, o ex-deputado Sebastião Rufino (PSB) confirma que tentará voltar à Assembleia Legislativa, desfazendo os boatos de que não seria candidato. Outro grupo político que está sendo levantado na “Terra dos Pau D’arcos” desponta com Ginei Francisco (estadual – PTB) e Ricardo Teobaldo (federal – PTB). No entanto, Zé Maurício (PP) e José Humberto (PTB) , pré-candidatos a deputado estadual, também buscam seus espaços em Bom Jardim.
*** Endividadas, prefeituras só prometem festejos juninos “meia bomba”…
*** A propósito, as prefeituras que esperam receber recursos vias Fundarpe ou Empetur para custear festejos juninos, que fiquem logo de molho para possível bolo. Em 2013 a prefeita Maria Sebastiana (João Alfredo) pagou um mico danado, pois publicou uma programação com algumas atrações que seriam patrocinadas pelo Governo do Estado, mas depois tudo foi cancelado.
*** O jornalista e blogueiro Magno Martins estará lançando o seu mais novo livro “Reféns da Seca”, na noite a amanhã (08),no Centro Cultural Professora Marineide Braz, em Bom Jardim.
*** Pré-candidatos a governador e a deputados em ritmo de campanha. Vereadores e prefeitos vão pedir “ajuda” para eleitores carentes. Por estas bandas, sem “din-din” é difícil arranjar voto…
*** Domingo passado, este blogueiro conversou com a prefeita de João Alfredo, Maria Sebastiana (PTB), que afirmou ainda não ter decidido em quem apoiará para governador do Estado, Senador e Presidente da República. No entanto assegurou que o seu apoio a Romário Dias (estadual – PTB) e Jorge Côrte Real (federal – PTB) está confirmado. A dúvida da prefeita reside no fato de que João Alfredo tem recebido benefícios tanto a nível federal quanto a nível estadual. “Tomarei a decisão que for melhor para o nosso município”, disse Maria.
*** No ano passado, o senador Jarbas Vasconcelos comparou o Senado a uma câmara municipal “esculhambada”.“Os colegas não se preocupam com o que realmente interessa aos cidadãos e cidadãs. Só querem espaço político e brigam por interesses pessoais”, disse Jarbas. Oxente, os vereadores são assim?
*** Jean Wyllys: “A população é livre para falar o que pensa, mas nem todos têm os mesmos meios para serem ouvidos.”
*** No lugar de cobrar emprego na prefeitura, cobre do seu prefeito planejamento da gestão…
Pra animar sua festa junina…