FBI alertou Itália sobre risco de ataques no Vaticano…

An Italian police car patrols in front of Saint Peter's Basilica in Rome, February 16, 2015. Pope Francis expressed deep sadness for the beheading of 21 Egyptian Coptic Christians in Libya, departing from the script of an address on Monday to emphasise the unity of all Christians regardless of the sect they follow.   REUTERS/Giampiero Sposito (ITALY - Tags: RELIGION POLITICS CRIME LAW)

REUTERS/Giampiero Sposito (ITALY – Tags: RELIGION POLITICS CRIME LAW)

Autoridades de segurança dos Estados Unidos alertaram a Itália sobre a possibilidade de terroristas estarem planejando ataques no país. Em entrevista à rádio RAI nesta quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores italiano, Paolo Gentiloni, disse que os alvos seriam, de acordo com o FBI, a Basílica de São Pedro, no Vaticano, e a Catedral de Milão ou o Teatro alla Scala, também em Milão.

Ainda segundo Gentiloni, as forças de segurança da Itália estão trabalhando para identificar cinco possíveis suspeitos. Ele disse que a embaixada americana em Roma não aconselhou que turistas deixem de visitar o país, mas pediu que tomem cuidado em algumas regiões.

Segundo a RAI, porém, “não há sinais diretos de ameaças concretas” em conexão com as informações recebidas. A missa semanal do papa Francisco ocorreu nesta quarta-feira sem nenhum incidente no Vaticano, apesar de seu contingente de guarda-costas ter sido reforçado. Cerca de 700 soldados estão sendo enviados para Roma por questões de segurança. Já a temporada de óperas no Teatro alla Scala começará em 7 de dezembro.

Europa – Na última sexta, uma série de ataques terroristas do Estado Islâmico (EI) em Paris deixou 129 mortos e 152 feridos. Depois do ocorrido, diversos países da Europa aumentaram o alerta em relação a possíveis atentados. Dois jogos de futebol que aconteceriam na terça-feira foram cancelados: um na Alemanha por suspeita de bomba no estádio em Hanover e outro na Bélgica, devido ao risco de terrorismo. (Veja)