Entenda o contexto e a importância da criação da Constituição de 1988…

1-78

Este é um ano de eleições e a política brasileira é um dos temas que vem sendo debatido. Um dos pontos que os estudantes precisam ficar atentos é sobre a Constituição de 1988, a chamada ‘Constituição Cidadã’. O professor Lula Couto explica a importância desse marco na história brasileira na reportagem do Projeto Educação desta sexta-feira (19).

Atendendo a uma demanda reprimida por direitos, nossa última Constituição é um marco histórico e social. “Desde o nosso início de república que havia uma demanda muito grande por direitos. A nossa república foi conhecida como a república que não foi, a república dos excluídos, onde o povo assistiu bestializado a proclamação”, aponta o professor.

Continua…

A demanda por direitos é uma constante no século 20. “Havia pessoas na rua, os trabalhadores, sindicatos, movimentos importantes no campo e na cidade, a luta das mulheres por direitos sociais. Nos anos 30, aprovam-se as leis trabalhistas, mas não é suficiente, o povo continua pedindo mais direitos”, lembra Lula Couto.

Outro marco histórico para se entender a importância da constituição é o ano de 1964. “É quando se interrompe o processo democrático. É inaugurado no Brasil um regime civil-militar e o brasileiro é impedido de votar e escolher seu presidente. O brasileiro não tem direto nem de ir, nem de vir, não há liberdade. Pessoas são exiladas, perseguidas, presas”, enumera.

Em 1985, começa o processo de redemocratização. “O brasileiro vê, agora de maneira definitiva, o momento de consagrar os direitos políticos, sociais. Foram 21 anos de regime militar, sem liberdade. Na chamada nova república, haveria possibilidade de consagrar esses direitos. Foi nesse ambiente cultural que surgiu a constituição de 1988”, lembra. (G1)