Em pouco mais de um mês, dobra o volume da barragem de Jucazinho

Correio do AgresteO nível da barragem de Jucazinho continua aumentando, reflexo das chuvas caídas na região no começo do mês. No dia de publicação desta matéria (10/4), o reservatório estava com 13,70% da capacidade, o que representa 28.051.662 m³ acumulados. O menor volume do manancial registrado este ano foi em 28 de fevereiro quando o nível chegou a 6,93% ou 14.190.000 m³. Desse período até agora, foram quase 7% de recarga.

Normalmente, quando chove forte na região situada a Oeste do Agreste Setentrional, a água escoa por vários dias até chegar à barragem, é o que vem acontecendo, embora em menor intensidade, já que as últimas precipitações ocorreram bem no início de abril. As informações são da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e da Agência Nacional de Águas (ANA).

Considerando que o reservatório tem uma queda anual de volume em torno de 5% e pode ter água retirada até 0,2%, que é o limite máximo do chamado “volume morto”, o acumulado até o momento garante abastecimento para um período superior a 12 meses, segundo a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento). Foto: Luiz Carlos Mota #Drone